Inteligência Artificial: um campo emergente para o profissional de contabilidade contemporâneo

A atuação do profissional de contabilidade perpassa por muitas transformações advindas  das tecnologias, principalmente, as voltadas à computação em nuvem, inteligência artificial e softwares de gerenciamento de práticas patrimoniais, fiscais e trabalhistas. Nesse sentido, a automação dos processos de gestão contábil se configura como uma condição necessária para apoiar a sustentabilidade econômica e financeira das empresas desejadas pelos clientes. 

Diante desse cenário, a adequação de rotinas contábeis, orientada por inteligência artificial, se configura como uma estratégia imprescindível a ser considerada pelo profissional na prestação de serviços. Precisará o profissional aperfeiçoar suas competências e habilidades para se adequar às tendências de mercado e com isso, obter maior protagonismo na atuação junto aos clientes. Na elaboração do plano de ação dos gestores das empresas deverá o profissional contábil auxiliar na identificação das fragilidades específicas relacionadas ao negócio, para que estes possam agir de forma preditiva na proposição de soluções endereçadas aos desafios impostos.

Segundo John Edwards, CEO do Institute of Financial Accountants (IFA), dentre as principais tendências futuras do setor contábil está a conformidade das operações, fundamentais para a sobrevivência dos negócios. Faz-se necessário analisar não somente o desempenho econômico e financeiro evidenciado nos relatórios, mas acompanhar a integridade de suas operações por meio de mapeamento de possíveis riscos.

+ Conheça a graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza

Na dinâmica do mercado, existem fatores que podem comprometer a continuidade dos negócios e, dessa forma, alguns especialistas podem desempenhar papéis fundamentais. Os consultores contábeis podem gerar informações diferenciadas no que tange aos benefícios desejados pelas empresas, no entanto, continuam sendo os planejamentos patrimoniais, tributários e trabalhistas os mais procurados, desde o momento da abertura da empresa até a execução diária de suas atividades. Diante disso, os profissionais de contabilidade se configuram como conselheiros de confiança dos gestores e, para tanto, devem possuir habilidades técnicas e sociais para lidar tanto com a tecnologia quanto as instituições.
Então, como as empresas podem identificar os bons profissionais de contabilidade e que podem gerar valor para os seus negócios? 

+ Graduação EAD em Ciências Contábeis, faça sua inscrição

Emerge um futuro mercado para o profissional da contabilidade que valoriza competências baseadas em comunicação, criatividade, inovação, compromisso, iniciativa, resiliência e gestão de tempo, e que serão determinísticas para não somente auxiliar na continuidade dos negócios, mas também para impulsionar a vantagem competitiva das empresas frente aos concorrentes.

Professora Alexandra Siebra, coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza.