5ª edição da Feira de Profissões recebeu mais de 13 mil estudantes

Durante os dias 4 e 5 de maio de 2018, a Unifor promoveu a 5ª edição da sua tradicional Feira de Profissões. A iniciativa reuniu alunos do Ensino Médio de mais de 60 cidades do Ceará que buscavam auxílio sobre a escolha profissional.

O evento é um dos mais expressivos da Universidade. Nesta edição foram registrados mais de 13 mil inscritos. Além de oferecer palestras, minicursos, oficinas, visitas aos laboratórios de práticas profissionais que visam ajudar os alunos na sua decisão, a programação também contou com atrações culturais.

Ao longo dos dois dias foram oferecidas diversas atividades aos visitantes. No primeiro dia, o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) prestou orientações sobre acessibilidade e inclusão no Ensino Superior, abordando a transição presente na nova etapa de vida dos jovens: sair do Ensino Médio e iniciar a trajetória universitária. O PAP realizou ainda a exibição do curta-metragem nacional “Eu não quero voltar sozinho” como forma de abordar a diversidade.

Desde 2010, o programa é parceiro da Comissão Permanente de Processo Seletivo da Unifor (CPPS), atuando na proposta de inclusão do candidato desde o vestibular, possibilitando a participação de todos no processo seletivo até o acompanhamento da aplicação e correção da prova. O PAP é responsável pelas demandas de acessibilidade de alunos com necessidades educacionais específicas, tanto nas provas como na utilização de livros em braille ou na locomoção pela Universidade, por exemplo.

A programação contou com as palestras “Você e sua escolha profissional” e “Descubra o seu curso”, realização da Divisão de Estágios, Oportunidades e Talentos a fim de apresentar o programa de carreiras presente na Unifor.

Para a coordenadora do evento, Michelle Galvão, a Feira foi um momento de aprendizagem e troca. “A valorização da experiência do participante ficou muito claro, é um momento de aprendizagem ao mesmo tempo em que vivem a Universidade pela primeira vez. É muito gratificante poder proporcionar esse momento lúdico, de informação, de tirar dúvidas, e por promover esse encontro entre amigos de outras instituições”, declara.

Visita aos Centros de Ciências

Os estudantes puderam conhecer os Centros de Ciências da Unifor por meio de visitas guiadas aos laboratórios de práticas profissionais. O Centro de Ciências Comunicação e Gestão (CCG) apresentou o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES), laboratórios fotográficos, estúdios de TV’s, além de oferecer workshops na área de Administração, oficinas de Cinema e palestras.

Já o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) proporcionou visita técnica ao Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) da Unifor e aos juizados especiais. Foi possível também aprender por meio de atividades interativas como Jogos de Mediação de Conflito e Júri Simulado.

O Centro de de Ciências Tecnológicas (CCT) disponibilizou circuitos pelos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Energias Renováveis e no Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP) e Empresas Junior da Unifor. O CCT também expôs os projetos e produtos desenvolvidos pelos alunos dos cursos.

No Centro de Ciências da Saúde da Unifor, os cursos foram apresentados por meio da palestra “Quero fazer um curso na área da saúde, mas não escolhi qual” seguidos por visitas aos laboratórios de práticas, além de rodas de conversa e oficinas.

Atrações artísticas

Na sexta-feira (4), o dia foi encerrado com a apresentação do grupo theDillas e da Camerata da Unifor que apresentaram um show eclético e diverso para os visitantes, alunos, funcionários e professores da Unifor, na Praça Central da Universidade.

Para a Professora Michelle Galvão, a apresentação lembrou um show de verão. “É muito rico a Universidade poder proporcionar um momento de dança e descontração, um convite a liberdade de expressão. Acaba sendo um momento simbólico, como se fosse um verdadeiro festival de verão. Essa energia da juventude que a gente precisa estar sempre atento, de estar o tempo todo ativando o ensino, a pesquisa e a extensão”, ressalta.

No sábado (5), a grande atração foi o poeta cearense Bráulio Bressa, que em tom de conversa, trouxe a palestra “A poesia que transforma”, prestigiada por mais de 300 pessoas no Teatro Celina Queiroz, encerrando a Feira de Profissões.

Informações para contato

Feira de Profissões Unifor