Roda de conversa debate diversidade e inclusão no mercado de trabalho

Diversidade e inclusão social são temas que vêm ganhando notoriedade em ambientes corporativos. A partir dessa ideia, o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza promoveu, como parte da programação da Feira de Profissões Unifor 2019, uma roda de conversa que debateu o papel do psicólogo na área de gestão e saúde do trabalhador.

Com mediação de Gustavo Almeida Barbosa, a discussão teve como público alunos do ensino médio que possuem interesse na área de psicologia. “Eu me redescobri dentro da área diversas vezes. Entrei com a vontade de fazer aquilo que as pessoas geralmente pensam que é o que o psicólogo faz, trabalhar na área clínica. Comecei a trabalhar com diversidade e inclusão dentro das organizações e foi onde eu me descobri, onde eu percebi que o psicólogo pode fazer um trabalho diferente, um trabalho extramuros”, comenta Gustavo sobre sua trajetória.

Noália Araújo, professora do curso de Psicologia, explica que o intuito da roda de conversa é trazer para palestras pessoas que estivessem nas organizações e pudessem vir compartilhar a trajetória acadêmica e profissional na área de Gestão da Saúde do Trabalhador.

Rafaela Monteiro, de 19 anos, já cursou outra graduação e usou a Feira de Profissões para tirar dúvidas sobre o curso de Psicologia. “Eu já cursei três semestres de arquitetura, mas tranquei a matrícula. Hoje vim para a Feira de Profissões tirar minhas dúvidas, ter um norte e saber para onde vou. Eu gostei muito de ter participado dessa roda de conversa de psicologia que me abriu muito a mente sobre esse curso, que é muito bonito”, comenta.

Psicologia é na Unifor!

O curso de Psicologia da Unifor tem o objetivo de formar psicólogos generalistas, pluralistas, competentes e éticos, por meio do fomento ao conhecimento do fenômeno psicológico, contemplando a multiplicidade de enfoques teóricos e metodológicos que caracteriza a Psicologia.

O psicólogo graduado na Unifor será capaz de atuar de forma preventiva e terapêutica, articulando a atuação profissional com a produção do conhecimento. Sua formação permitirá o desenvolvimento de senso crítico que propicie reflexão constante entre o conhecimento teórico e a prática profissional.

Desde o ingresso no curso, o aluno é inserido gradativamente na prática profissional a partir dos estágios básicos, no intuito de integrar a teoria vista ao longo dos sete primeiros semestres. Nos três semestres finais, o aluno escolhe duas das três ênfases oferecidas para aprofundamento: Processos de Gestão e Saúde do Trabalhador; Processos Educativos e Sociais; Processos Clínicos e Intervenções em Saúde. O curso possui ainda programa de Pós-Graduação completo com Mestrado e Doutorado em Psicologia.

Informações para contato

Feira de Profissões Unifor