null Programa internacional de segurança no trânsito realiza parceria com estudantes da Unifor

Ter, 26 Abril 2022 18:25

Programa internacional de segurança no trânsito realiza parceria com estudantes da Unifor

Iniciativa do projeto Re:act viabiliza a criação de campanhas de conscientização sobre segurança viária pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda


Alunos estão realizando, ao decorrer do semestre 2022.1, encontros com representantes do programa para o debate e desenvolvimento de ideias (Foto: Divulgação)
Alunos estão realizando, ao decorrer do semestre 2022.1, encontros com representantes do programa para o debate e desenvolvimento de ideias (Foto: Divulgação)

A conscientização sobre o universo que engloba a segurança rodoviária é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, e os corpos sociais que não possuem esse entendimento sofrem consequências irreversíveis. No Brasil, por exemplo, 11.647 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes rodoviários em 2021, segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST).

Visando unir forças para modificar este cenário, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, firmou uma parceria com o Re:act, programa universitário internacional de responsabilidade no trânsito. O projeto tem como objetivo promover uma mudança de comportamento dos jovens nas estradas.

Durante um semestre, os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda serão estimulados a desenvolver campanhas de conscientização sobre segurança viária para pessoas de 18 a 25 anos. Em conjunto com um painel de parceiros, o programa vai selecionar a campanha mais atraente e adequada ao objetivo inicial. A peça será desenvolvida e lançada publicamente pelo parceiro de mídia do Re:act em formato Out of Home (OOH), viabilizando a inserção direta dos discentes no mercado de trabalho.

+ Quer saber mais sobre o Re:act? Clique aqui

Esta é a primeira vez que uma instituição de ensino da América do Sul realiza um trabalho alinhado com a iniciativa, que está sendo aplicada em diversos países neste ano, como Estados Unidos, Austrália e Reino Unido. São parceiras dessa ação o Re:act, a Universidade de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza, Vital Strategies e a JCDecaux.

Da Universidade para o mercado

Na Unifor, alunos de Publicidade e Propaganda estão tendo a oportunidade de participar do programa, que foi inserido no processo educacional da disciplina “Intercursos II". Para isso, os estudantes, juntos aos professores, realizam encontros com representantes do Re:act para debater e desenvolver ideias neste semestre de 2022.1.

“O curso de Publicidade e Propaganda tem celebrado e investido em projetos que estabeleçam uma relação forte com o mercado, ao mesmo tempo que promovam mudanças sociais. Isso faz parte da nossa missão institucional. O projeto Re:act alça essa missão a níveis e critérios internacionais, envolvendo alunos e professores nessa proposta. Melhor ainda ver isso acontecer no ano do aniversário de 25 anos do curso, pioneiro no Estado do Ceará”, afirma Tarcísio Bezerra, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor.

Davi Rocha, um dos docentes da Universidade que está à frente da ação, declara que este é um marco para a história do curso de Publicidade e Propaganda. “Para mim, poder envolver grandes nomes do mercado com o trabalho desenvolvido em sala com os alunos é fenomenal. Buscamos sempre encurtar a distância entre academia e mercado de maneira valorosa, ética e sustentável. Acredito que o projeto Re:act Brasil 2022 atende a todos estes requisitos”, revela.

Este conteúdo atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Cidades e comunidades sustentáveis (ODS11), que compõe a lista de indicadores que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.