Engenharia de Telecomunicações Bacharelado

Cabos amarelos e azuis de comunicação estão em evidência.

Esse curso é para quem quer…

… atuar em manutenção e supervisão de sistemas de telecomunicações, entre eles redes de transmissão de dados, redes celulares, redes de fibra óptica e cabeadas, satélite e TV.

e planeja…

… projetar, desenvolver, implantar, operar e manter produtos, serviços ou processos, com foco em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), novo escopo que possibilita sua atuação em pequenas, médias e grandes corporações do setor.

Duração
10 semestres

Período
Noite

vagas
0

Informações para contato

Coordenação: Prof. Rodrigo Paulino

  • E-mail de contato: telecom@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3049
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 1

Diferenciais

O curso de Engenharia de Telecomunicações da Unifor proporciona a você uma boa formação na área elétrica e eletrônica, o que vai habilitá-lo a participar do planejamento e construção de dispositivos. Durante a graduação, você se capacita a cuidar de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta.

De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, como internet, redes de computadores, rádio e televisão. Como profissional, poderá trabalhar em empresas concessionárias de serviços de telecomunicações, de telefonia, de fibra óptica e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações. Outras opções são na indústria eletroeletrônica, nos órgãos reguladores das atividades de telecomunicação e nas empresas de pesquisa científica e tecnológica.

Após concluir a graduação na Unifor, você vai estar apto a atuar nas mais diversas áreas de aplicação no mercado de Telecomunicações. Na área de infraestrutura, poderá criar, projetar, construir, implantar, operar e gerenciar sistemas e redes de telecomunicações, inclusive comunicações de dados, como internet. No segmento de internet móvel, o engenheiro de telecomunicações desenvolve sistemas de transmissão de dados via aparelhos sem fio que proporcionam acesso à internet. Já no ramo de projetos, você vai poder planejar sistemas de transmissão de dados digitais por meio de cabos ópticos e satélites. Por último, no setor de serviços, sua formação vai permitir a você gerenciar a implantação, a tarifação, a configuração, a operação e o gerenciamento de redes de telecomunicações. Além disso, terá a capacidade de desenvolver novas tecnologias e equipamentos para comunicação de dados, informática e automação.

As disciplinas básicas do curso, avaliado com nota máxima (5) pelo MEC, incluem física, cálculo, informática, desenho e química. Na parte específica, você tem aulas de comunicação, eletrônica, processamento de sinais, comunicações ópticas, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, redes de computadores de alta velocidade, televisão (analógica e digital) e comunicação via satélite. O estágio é obrigatório, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

A Engenharia de Telecomunicações da Unifor tem Nota 5, a máxima, em Conceito de Curso. O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3