null Estudantes de Administração experienciam mercado através do Núcleo de Gestão e Negócios

Sex, 30 Agosto 2019 14:13

Estudantes de Administração experienciam mercado através do Núcleo de Gestão e Negócios

Iniciativa promove aproximação entre sala de aula e público externo, proporcionando aos desenvolver a liderança frente a problemas do mercado


A graduação da Unifor busca formar profissionais capacitados para atuarem nos diversos ramos da área. Foto: Ares Soares.
A graduação da Unifor busca formar profissionais capacitados para atuarem nos diversos ramos da área. Foto: Ares Soares.

O curso de Administração da Universidade de Fortaleza está em constante atualização para atender às novas demandas de formação profissional do século 21, bem como estreitar a relação entre academia e mercado de trabalho. Nesse contexto, a coordenação do curso, em parceria com o Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) e o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) desenvolveram o Núcleo de Gestão e Negócios (NUGEN) para os estudantes que buscam alinhar teoria a prática.

A graduação da Unifor busca formar profissionais capacitados para atuarem nos diversos ramos da área, por isso tem uma estrutura acadêmica baseada em três eixos: Empreendedorismo, Pesquisa e Liderança. 

Durante a formação, os estudantes podem ainda alinhar teoria a prática através de laboratórios experimentais, como explica o coordenador Josimar Costa. "Nossa proposta é que os estudantes do curso de Administração consigam desenhar o seu currículo e desenvolver suas competências, de acordo com suas afinidades, e de forma prática ainda na graduação”, afirma ele. 

De acordo com o professor, os estudantes têm diversas possibilidades de ampliar seu referencial prático durante o bacharelado. "Para o nosso aluno que deseja seguir a área de pesquisa, nós oferecemos o Núcleo de Pesquisa Científica em Administração. Já para aquele que se interessa em Empreendedorismo, o EGES aparece como fomentador. E até mesmo, se um estudante almeja ser um CEO de um grande negócio, com o curso ele ele vai ter a fundamentação teórica e prática suficiente para conseguir realizar isso, a partir do NUGEN, onde é desenvolvida a capacidade de liderança e resolução de problemas reais", destaca. 

Saiba mais sobre o NUGEN 

Com o objetivo de aproximar o eixo mercado e sala de aula, foi criado um novo espaço de experimentação: o Núcleo de Gestão e Negócios, para alunos da graduação em Administração da Unifor que desejam lidar com problemas práticos e gerar soluções reais no setor público e privado, enquanto estudantes assumindo papéis de liderança. O NUGEN realiza projetos e serviços que contribuem para o desenvolvimento regional, a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a sociedade, e contribuem, assim, para o empreendedorismo da região e avanço da inovação.

O equipamento é formado por estudantes que se dividem em núcleos de Marketing, Pesquisa e Inovação, Pessoas, Tecnologia, Finanças e Operações. Todas as áreas são acompanhados por professores orientadores e  recebem suporte técnico do EGES. 

A aluna do 7º semestre de Administração e participante do Núcleo, Michela Jácome avalia sua participação no projeto como um diferencial. “Acho muito positivo no projeto a integração que ele promove, entre alunos, professores, outros núcleos da Unifor e o setor externo. Os alunos conseguem ter essa visão geral e sistêmica do mercado de forma palpável, como um ensaio bem real, do que vamos encarar no futuro”, declara. 

Serviço

Núcleo de Gestão e Negócios (NUGEN)
Local:
 Bloco R | Sala 4
Contato: (85) 3477.3192

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.