null Intercâmbio acadêmico é diferencial na carreira em Design de Moda

Seg, 16 Julho 2018 09:58

Intercâmbio acadêmico é diferencial na carreira em Design de Moda

Semestralmente, estudantes da Unifor participam do programa de intercâmbio promovido pela Assessoria de Assuntos Internacionais da instituição

Nota máxima no MEC, o curso em Design de Moda da Unifor tem como diretrizes a criatividade, a gestão e a comunicação. (Foto: Ares Soares)

Ser intercambista acadêmico é o sonho de muitos estudantes universitários brasileiros. Visitar um outro país e estudar em uma universidade estrangeira proporciona grandes experiências, além do amplo crescimento profissional, se tornando um diferencial para um candidato no mercado de trabalho.

A oportunidade também foi ofertada para os alunos do curso de Design de Moda da Unifor, que, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais, tiveram a oportunidade de escolher entre 13 universidades de prestígio, pertencentes a nove países, para vivenciar essa experiência única.

Semestralmente, dezenas de alunos de todos os cursos da Unifor desembarcam em solo estrangeiro em busca de conhecimento em uma universidade internacional.

Vivência internacional

Breno Maccário, formando do curso de Design de Moda da Unifor, viajou para Portugal e estudou um ano na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, Portugal, eleita uma das melhores instituições de ensino superior da Europa e uma das 150 melhores universidades jovens do mundo.

Para ele, a experiência do intercâmbio acadêmico foi incrível. “Foi a época mais feliz da minha vida, de verdade. A partir do intercâmbio, eu pude ter uma outra perspectiva do meu curso. Lá é um outro mercado, as coisas acontecem de uma forma diferente e eu pude perceber isso lá”, relata o aluno, que ainda acrescenta. “Tinha coisas que eu achava que não tinha importância e que lá é de extrema importância”, conta Breno.

Rayane Souza, hoje formada no curso de Design de Moda, também participou do intercâmbio acadêmico na Universidade da Beira Interior durante um ano. Segundo ela, escolheu a universidade portuguesa por recomendações de amigos e, principalmente, por ser uma grande referência na área do ensino de moda no país. "Essa referência se desenvolveu motivada pela sua história: no passado, a universidade foi uma grande indústria têxtil". Ela conta que, antes de chegar à cidade, tinha uma grande expectativa em conhecer a metodologia da universidade e perceber a diferença em relação às instituições brasileiras.

Rayane ainda acrescenta que o que mais marcou no intercâmbio foi a sua percepção de independência. “Com o intercâmbio, eu pude conhecer a minha independência e percebi que eu posso, tranquilamente, chegar em um lugar novo e saber me virar sozinha. Isso foi muito importante para mim”, destaca.

A professora Ana Cláudia Farias, coordenadora do curso de Design de Moda da Unifor, enfatiza que o intercâmbio acadêmico é uma experiência que todos deveriam ter. “O ganho vem de diversas formas, não somente com o olhar de uma outra cultura que traz metodologias diferentes das brasileiras que acaba agregando à formação do aluno. Além disso, tem a formação pessoal de estar em um outro local, podendo ver o mundo sob uma outra perspectiva” explica.

Assessoria para Assuntos Internacionais

A Assessoria para Assuntos Internacionais é um setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária e é responsável pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico e também pela inscrição, seleção e acolhida de estudantes internacionais na Unifor. Suas funções também incluem o desenvolvimento e a coordenação das políticas de intercâmbio acadêmico internacional, assim como promover a cooperação científica, técnica e cultural com instituições estrangeiras.

Mais informações: 3477.3124