null Unifor sedia evento que busca compreender e assegurar direitos à população em situação de rua

Unifor sedia evento que busca compreender e assegurar direitos à população em situação de rua

A reunião do CEPOP acontece no dia 12 de junho e vai debater questões como moradia, saúde e segurança da população em situação de rua do Ceará.


O CEPOP tem como atribuições fiscalizar ações, programas, serviços e projetos voltados a esse público (Foto: Getty Images)
O CEPOP tem como atribuições fiscalizar ações, programas, serviços e projetos voltados a esse público (Foto: Getty Images)

Acontece no dia 12 de junho, das 14h às 17h, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, reunião do Conselho Estadual dos Direitos das Populações em Situação de Rua e em Superação da Situação de Rua (CEPOP).

A Unifor participa como membro efetivo do CEPOP, desenvolvendo projetos que melhorem as condições de vida da população em situação de rua do Ceará, oferecendo cidadania e dignidade.

“A proposta da articulação intersetorial visa compreender a realidade dessas pessoas por meio de pesquisas e debates, propondo ações concretas em relação aos assuntos discutidos”, esclarece Thiago Braga, coordenador de Extensão e Comunidade Universitária. Nesse sentido, as ações reforçam a missão da Universidade de Fortaleza de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural da região.

Visibilidade à causa

Marcus Mauricius, docente do curso de Administração da Unifor e chefe da Divisão de Responsabilidade Social, ressalta que vão ser estabelecidos diálogos no sentido da construção de um plano estadual de atenção voltado à população de rua. “Será uma ocasião oportuna para dar visibilidade às causas relacionadas a essa população, de modo a combater a violação de seus direitos e assegurar-lhes maior segurança institucional”, explica.

O que é o CEPOP

O Conselho Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua (CEPOP) é o órgão permanente, consultivo e deliberativo paritário, composto por 15 representantes do poder público estadual e 15 da sociedade civil, com igual número de suplentes.

Instituído pela lei nº 18.091, de 2 de junho de 2022, o Conselho tem como atribuições fiscalizar ações, programas, serviços, projetos e planos relacionados às políticas públicas e realizar planejamentos periódicos e estratégicos de implementação da política estadual para esse público.

O Cepop também acompanha a tramitação de projetos de lei e normas relacionadas à população de rua; propondo medidas que garantam articulação intersetorial das políticas públicas em nível estadual.

Serviço

Reunião do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua (CEPOP)
Dia: 12 de junho de 2023
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor