null Quarteto Acordes Mágicos se apresenta hoje no Festival Eleazar de Carvalho

Quarteto Acordes Mágicos se apresenta hoje no Festival Eleazar de Carvalho

O grupo é formado pela família Cruz, que há 6 anos tem mudado a vida de jovens da periferia de Fortaleza com o ensino de música erudita dentro da própria casa

Quarteto Acordes Mágicos se apresenta no Teatro Celina Queiroz. Grupo cearense irá executar peças de Vivaldi e Mozart (Foto: Ares Soares/Unifor)

Dando seguimento à semana reservada às apresentações de grupos cearenses, hoje (2), quem sobe ao palco do XXI Festival Eleazar de Carvalho é o Quarteto Acordes Mágicos, às 20h, no Teatro Celina Queiroz. O grupo cearense recebe ainda convidados especiais para executar peças de Vivaldi, Mozart, além de prestar uma homenagem ao compositor Cláudio Santoro.

O Festival Eleazar de Carvalho é uma parceria entre a Fundação Eleazar de Carvalho e a Fundação Edson Queiroz. Nesta edição, o evento recebe aproximadamente 300 jovens músicos, que durante três semanas ficam imersos em aulas diárias com professores de renome nacional e internacional. Os cursos incluem regência coral, regência orquestral, instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto e piano.

À noite, sempre às 20h, o Festival promove concertos gratuitos no Teatro Celina Queiroz. O grande encerramento, com apresentações de orquestras nos jardins da Unifor, acontece dia 21 de julho.

Sobre o Acordes Mágicos

Quais as chances de uma família com seis irmãos e todos serem músicos talentosos desde criança? Apesar de raras, na família Cruz é assim. Axel Brendo, Maíra, Cecilia, Mirian, Vitória e Alisson seguiram os passos do pai, Bento Cruz, e, desde cedo, se apaixonaram pela música. E não é qualquer tipo de música, eles escolheram a música erudita. E para expandir esse amor, eles abriram as portas de casa, no bairro Novo Mondubim, em Fortaleza, para ensinar música clássica a outras crianças como eles.

Fundado há cerca de 6 anos, o projeto social Acordes Mágicos atende gratuitamente a cerca de 300 crianças e adolescentes por ano.  Lá eles têm aulas de instrumentos como violão, teclado, guitarra, flauta doce, flauta transversal, violino, violoncelo, viola, saxofone, clarinete, trompete, trompa, oboé, trombone, além da prática de conjuntos como orquestra e camerata.

As aulas são ministradas pelos próprios irmãos, num processo contínuo de ensino-aprendizagem, no qual os alunos mais velhos e experientes ensinam música e suas possibilidades sociais aos mais novos.

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.