null Professoras da UFMA e da ESEP/Portugal são convidadas para Ciclo de Palestras

Professoras da UFMA e da ESEP/Portugal são convidadas para Ciclo de Palestras

A professora do curso de Enfermagem da UFMA, Francisca Georgina Macedo de Sousa (Foto: Arquivo Pessoal)

O Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) promovem, nesta quarta-feira (14), um Ciclo de Palestras. O evento tem início às 13h30 no bloco B, sala B-49.

A primeira convidada é a professora doutora da Universidade Federal do Maranhão, Francisca Georgina Macedo de Sousa, que falará sobre o tema pesquisa qualitativa. Após um intervalo, a professora doutora da Escola Superior de Enfermagem do Porto, em Portugal, Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, falará sobre a Saúde Coletiva naquele país.

Sobre as palestrantes

Profa. Dra. Francisca Georgina Macedo de Sousa (UFMA)
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado Sandwich na Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal. Enfermeira assistencial da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Maranhão/Brasil. Professora Adjunta III da UFMA, Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMA no período de 2010-2012. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora nas seguintes temáticas: saúde da criança, cuidado à criança com doença crônica, cuidado centrado na família, cuidado de enfermagem, enfermagem e saúde da criança, sistemas de cuidados.

Profa. Dra. Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes (ESEP)
Coordenadora do Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Institucional. Membro efetivo do Conselho Geral da ESEP. Membro da Unidade de investigação da ESEP (UNIESEP) – Unidade científico- pedagógica: enfermagem desenvolvimento e profissão (EDP). Membro do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) – linha de investigação: Clinical Health Services Research – grupo de investigação: Innovation Development in Nursing (NursID).

Palestra "Pesquisa Qualitativa: trabalhando o projeto de pesquisa"
Palestrante: Dra. Francisca Georgina Macedo de Sousa (UFMA)

Palestra “Saberes e práticas da Saúde Coletiva em Portugal”
Palestrante: Dra. Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes (ESEP/Portugal)