null Conheça o Nupex, campo de práticas de Comércio Exterior da Unifor

Qui, 9 Maio 2019 15:52

Conheça o Nupex, campo de práticas de Comércio Exterior da Unifor

Núcleo acompanha semestralmente empresas cearenses que buscam a internacionalização


Diretor Executivo da Vonixx, Paulo Henrique. Foto: Ares Soares.
Diretor Executivo da Vonixx, Paulo Henrique. Foto: Ares Soares.

Vinculado ao Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor, o Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) visa intensificar a formação profissional dos alunos, ao mesmo tempo em que contribui com projetos de internacionalização para empresas cearenses.

O núcleo da Unifor funciona sob a orientação de professores, tem a participação de alunos estagiários que elaboram projetos de exportação e importação para as empresas participantes cadastradas de acordo com o perfil e demanda.

Junto aos empresários, os alunos e a coordenação do programa discutem e analisam a organização. O processo inclui ainda a avaliação do produto e a criação de estratégias de inserção da companhia nos mercados estrangeiros.

Case de Sucesso

Atuando desde 2005 no segmento de estética automotiva, desenvolvendo e fabricando produtos para cuidados de veículos, a Vonixx encontrou no Nupex o parceiro para ajudar no plano de exportação da empresa e nos estudos de mercado a fim de criar estratégias de inserção da companhia no mercado internacional.

Atualmente, a Vonixx está presente em 18 países e em 4 continentes (América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia). Segundo o diretor executivo da Vonixx, Paulo Henrique Sampaio, o sonho de exportar seu produto era algo distante pelas dificuldades que poderia enfrentar; “Tinha o sonho de exportar, com a ajuda do Nupex e meu esforço pessoal estou conseguindo. Confesso que achava que não era possível por causa da legislação específica de cada país e das dificuldades comerciais do mercado”, declara.

Segundo o Gestor de Comércio Exterior da empresa, Igor Sampaio, egresso da Unifor, a internacionalização da empresa está em forte crescimento. “Contamos com quadro de funcionários composto por alunos do Comércio Exterior da Unifor, sendo eu ex-aluno graduado pela Unifor com Dupla Titulação Internacional pela Deggendorf Institute of Technology (DIT), e outros 4 estudantes que estão concluindo o curso”. Os alunos que passaram pelo Nupex , e que hoje fazem parte do quadro de colaboradores da empresa  Vonixx, atuam nas áreas de exportação e importações.

Imersão

Outro serviço oferecido pelo Nupex é a imersão de auxílio em negociações com potenciais importadores. No primeiro semestre de 2019, o aluno Breno Mota foi indicado pelo Núcleo para a tradução e acompanhamento de uma visita técnica durante dois dias com potenciais importadores franceses e um Trader Francês junto a Empresa Natvita, produtora de sucos clarificados e polposos de frutas tropicais para a indústria de bebidas e alimentos.

A oportunidade surgiu após ser selecionado para o Programa de Dupla Titulação da Unifor. A experiência de um ano na Novancia Business School Paris, na França, somado a experiência do aluno junto ao Nupex, foi o diferencial que o núcleo precisava para auxiliar a Natvita nessa etapa da negociação com o mercado francês.


“Escolhi a Novancia devido ao estágio, foram nove meses de aulas e quatro meses de estágio em que trabalhei nos segmentos de roupas e de hotelaria. Ainda fiz cursos nas áreas de negociação comercial, marketing e comunicação” — Breno Mota, aluno do curso de Comércio Exterior

Breno afirma que a experiência na França foi decisiva por causa da língua. “Os diretores da Natvita falam inglês, mas existia dificuldade, em relação a comunicação, a língua, sotaque e expressões. Existe ainda o fator do conhecimento de termos específicos utilizados no Comércio Exterior para as negociações, como por exemplo os relacionados com as formas de pagamento internacionais”.

Segundo o Diretor de Negócios da Natvita, Roberto Castelo Branco, a participação do Nupex foi fundamental para o bom andamento do trabalho e um passo importante para a concretização do negócio. “O inglês e francês dominados pelo Breno nos permitiu realizar uma apresentação mais profissional, para os nossos visitantes”, destaca. Para ele, os serviços oferecidos pelo Nupex são importantes para movimentar o negócio local. “Para as pequenas e médias empresas, permite o acesso a um serviço de alta qualidade , o que normalmente estaria fora da nossa possibilidade de contratação”.

Segundo a coordenadora do Nupex, professora Mônica Luz, o Núcleo da Unifor desenvolve uma boa parceria com as pequenas e médias empresas do estado , porque existe de um lado a demanda do curso de colocar em prática os ensinamentos teóricos da sala de aula, e do outro as empresas que desejam entrar nos mercados externos e para isso necessitam antes de um  planejamento com base em estudos de mercado.


“Para quem deseja entrar e ter uma participação continua no mercado internacional é fundamental esse planejamento. É neste sentido que atuamos. Fica bastante complicado, com relação a disponibilidade de recursos financeiros e de pessoal, que a empresa faça investimentos em processos produtivos, marketing etc, sem antes ter um bom plano de exportação que identifique e sinalize sua capacidade exportadora” — Mônica Luz, professora e coordenadora do Nupex

Comércio Exterior da Unifor

Único bacharelado em Comércio Exterior e Negócios Internacionais do Ceará, o curso da Unifor foi avaliado por duas vezes consecutivas com a Nota 5 (nota máxima) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

O curso da Unifor é para quem deseja trabalhar com gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. O curso oferece a oportunidade de se ter aulas ministradas em inglês. Isso permite ao aluno exercitar a língua estrangeira utilizada nos negócios e relações internacionais.

É ideal também para quem planeja exercer funções gerenciais em empresas públicas e privadas, como funcionário ou consultor, ou atuar na intermediação de operações de exportação e importação de companhias que estão iniciando na área de exportação (através da formação de comerciais importadoras e exportadoras e trading companies).

Serviço

Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex)
De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 22h
Contato: (85) 3477-3087
Local: Bloco R - Sala 07