null Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem à Unifor

Sex, 17 Agosto 2018 18:47

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem à Unifor

Solenidade acontecerá dia 21 de agosto e prestará homenagens a funcionários e ao chanceler Airton Queiroz (in memoriam) (Foto: Agência Diário)

A Universidade de Fortaleza completa em 2018 seus 45 anos de fundação. Durante todos esses anos, o maior projeto da Fundação Edson Queiroz tornou-se referência no ensino superior do Ceará, assim como também no Brasil. Em reconhecimento ao legado e aos 45 anos da Unifor, a Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na próxima terça-feira, 21 de agosto, sessão solene em comemoração ao aniversário da instituição.

Na oportunidade, serão homenageados o Chanceler Airton José Vidal Queiroz (in memoriam), os professores Francisco Alberto Lima de Oliveira, José Antônio Carlos Otaviano David Morano, José Batista de Lima, José Renato Ferreira Barreto e Nise Sanford Fraga e a colaboradora Leonilha Maria Brasileiro Lessa. A solenidade será realizada a partir das 19h, no Plenário 13 de Maio, e será aberta aos convidados e público em geral.

A solenidade foi requerida pelos deputados estaduais Bruno Gonçalves e Fernanda Pessoa. Médico obstetra e ginecologista, Bruno Barros Gonçalves foi eleito em 2014 para o seu primeiro mandato de deputado estadual com 75.511 votos, sendo o nono mais votado do Ceará. Já a deputada Fernanda Pessoa finalizou o seu primeiro mandato liderando o ranking parlamentar em números de projetos e requerimentos, totalizando 47 Projetos de Lei e 128 de Indicação.

Ensinando e Aprendendo

Instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, a Unifor compreende uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínicas odontológicas, maior parque desportivo da América Latina, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

Os resultados impressionam não só pelos números expressivos, mas principalmente pelo largo alcance social de suas ações e projetos. Em 45 anos de história, a Unifor alcançou a marca de 300 mil procedimentos em saúde por ano, 300 atendimentos dentários por dia e mais de 30 mil atendimentos jurídicos anuais, beneficiando principalmente a população de baixa renda.

Na área cultural, a Unifor implementou, na gestão do Chanceler Airton Queiroz (1982-2017), uma extensa política de acesso à arte e à cultura. Gratuitamente, a população cearense em geral e alunos de escolas públicas e privadas em particular visitaram no Espaço Cultural Unifor mais de 50 exposições de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros de renome internacional. No total, mais de 1 milhão e 760 mil pessoas conferiram obras de artistas do porte de Renoir, Monet, Chagall, Matisse, Miró, Botero, Salvador Dali, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Volpi, Raimundo Cela, Antonio Bandeira, Portinari, Aleijadinho e Leonilson, entre outros.

Solenidade em comemoração aos 45 anos da Unifor
Data: 21 de agosto de 2018
Horário: 19 horas
Local: Assembléia Legislativa do Ceará - Plenário 13 de Maio (entrada pelo Edifício Senador César Cals - Rua Barbosa de Freitas)