null Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander seleciona quatro alunos para intercâmbio

Seg, 6 Agosto 2018 18:32

O Programa Ibero-Americanas está em sua 8ª edição e contemplará 1.070 universitários com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 3 mil euros para promover o intercâmbio, por até um semestre, de estudantes de graduação entre universidades de 09 países da região da Ibero-América (Foto: Divulgação/Santander)

Quatro alunos da Unifor participarão do intercâmbio acadêmico promovido pelo Programa Santander Ibero-Americano 2018. Os aprovados receberão uma bolsa de estudo durante o período de seis meses em uma instituição de ensino da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal, Peru e Porto Rico.

A bolsa de intercâmbio será válida para o segundo semestre de 2019 ou o primeiro semestre de 2020.

Requisitos
Podem concorrer alunos regularmente matriculados em qualquer curso dos Centros de Ciências da Comunicação e Gestão, Jurídicas, Tecnológicas e da Saúde. Foi aberta uma vaga por cada Centro. São requisitos para participar do programa:

• O candidato deve ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 18 anos e possuir passaporte válido até no mínimo de junho de 2020, caso o aluno viaje no segundo semestre de 2019, e dezembro de 2020 caso o aluno viaje no primeiro semestre de 2020.
  • Ter PMG igual ou superior a 7.0 (sete).
  • Possuir mais de 30% e menos de 70% dos créditos exigidos para conclusão do seu curso de graduação até 2018.1;
  • Proficiência no idioma espanhol, para interessados em universidades de língua espanhola.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 12 de setembro, pelo site do Programa ou pelo aplicativo para celular "Santander Universitário". O aluno deve apresentar, obrigatoriamente até o dia 14 de setembro, na Central de Atendimento Unifor (DAE - Divisão de Assuntos Estudantis), os seguintes documentos:

• Histórico acadêmico;
  • Carta de motivação de 1 lauda (em espanhol para interessados em universidades de língua espanhola / em português, para interessados em universidades portuguesas) em que irá expo os motivos pelo qual deseja participar do programa;
  • Cópia da proficiência em idioma Espanhol para interessados em universidades de língua espanhola (DELE ou certificado de conclusão de curso de idioma Espanhol);
  • Comprovação da inscrição no Santander Universidades;
  • Formulário de Análise Curricular (disponível no Anexo II do Edital) e as devidas comprovações das atividades.

Seleção
A seleção se dará por meio de uma prova objetiva de múltipla escolha com 30 questões, no dia 20 de setembro, uma entrevista, dias 26 e 27, e por fim a análise curricular. O resultado está previsto para o dia 1º de outubro.

Atenção! É importante que os interessados conheçam as exigências contidas em edital e entrem em contato com a Assessoria para Assuntos Internacionais para receber a listagem das universidades conveniadas por curso.

Programa Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2018
Edital VRGRAD/VREX N.º 07/2018
Anexo II- Análise curricular

Inscrições até 12 de setembro de 2018 (site ou aplicativo)