null Carreira em Marketing: conheça um dos mercados mais criativos e promissores da atualidade

Qui, 20 Setembro 2018 16:55

Curso desenvolve diversas áreas de conhecimento, proporcionando experiência além da área de comunicação.

Professora Cláudia Maria Miranda, coordenadora do curso. Foto: Ares Soares.

O curso de Gestão de Marketing capacita o aluno para estudar o mercado e seu ambiente socioeconômico a fim de criar e inovar produtos ou serviços de forma a promovê-los, solidificar sua marca no mercado e definir estratégias, público-alvo e preços a serem praticados.

Como profissional, ele estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos. Da mesma forma, desenvolver e gerenciar programas de comunicação de maneira eficaz, com base na análise de dados e informações, na geração de processos de negociação significativos em ambientes competitivos. Também terá conhecimentos que permitirão elaborar políticas e projetos com vistas à implementação de estratégias de Marketing nas organizações, de maneira a considerar os processos logísticos, os valores propostos e de a sustentabilidade.

Avaliada com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação tecnológica em Gestão de Marketing da Unifor, proporciona ao estudante aprender a trabalhar nas áreas de vendas e marketing com competência para o gerenciamento de negócios. Além disso, desenvolve uma visão estratégica de negócios, com habilidade para identificar novas oportunidades, viabilizar negócios e gerar rentabilidade financeira.

Ao final do curso, como profissional, o aluno será capaz de realizar análise sobre o comportamento do consumidor e suas influências na decisão de compra do produto, identificar oportunidades de mercado, gerenciar portfólio de produtos e o posicionamento da marca no mercado e planejar e implementar estratégias de marketing, definindo diretrizes, ferramentas e processos para o alcance dos objetivos.

Outras competências desenvolvidas durante o curso são avaliar e controlar o planejamento através de métodos quantitativos e métricas em marketing e gerenciar projetos e acompanhar a execução das fases para o alcance das metas.

Confira entrevista com a professora Cláudia Miranda, coordenadora do curso:

UNIFOR: Como está o mercado de trabalho para o profissional de Marketing? Está crescente, em expansão, em alta? Por quê?

Cláudia Miranda: Sim, o mercado está em alta. Em momentos de crise, as empresas sempre procuram estratégias de diferenciação e de comunicação para atrair novos clientes. É nesse momento que o Marketing pode ajudar as empresas a se destacarem no mercado. O curso de Marketing da Unifor vem recebendo, constantemente, solicitação do profissional de marketing, para juntos, empresa e tecnólogo em marketing, montarem as estratégias para os seus negócios.

UNIFOR: Quais são as áreas de atuação em que há mais contratações de recém-formados? E para quem já tem experiência? Por quê?

Cláudia Miranda: O marketing digital tem crescido muito nesse último ano e a tendência é permanecer em alta. Isso se dá pela conectividade das pessoas, empresas, governo etc, no mundo digital. Outro ponto forte para o desempenho do Marketing digital é o valor financeiro despendido para uma ação mercadológica, que representa um valor infinitamente menor quando comparado com as mídias tradicionais , além de uma abrangência maior de mercado.

Para quem já tem experiência nesse mercado as possibilidades de emprego aumentam, claro. No entanto, como é uma área muito dinâmica e de mudanças rápidas, a atualização por meio de cursos é uma necessidade constante para todos os profissionais que querem atuar nessa área.

UNIFOR: Onde estão as melhores oportunidades (regiões, cidades etc)? Por quê?

Cláudia Miranda: Quando se fala de oportunidades para o profissional de marketing, contamos com todos os tamanhos e tipos de empresas. As grandes empresas necessitam do profissional de marketing tanto para a elaboração e concretização de suas estratégias, onde envolvem a gestão da marca, do portfólio de produtos, da precificação, da escolha dos canais de distribuição como para as estratégias de comunicação integrada de Marketing. As pequenas empresas, para a sua sustentabilidade e competitividade, precisam dos conhecimentos e habilidades desse profissional para atuarem, além do uso das redes sociais, na estruturação de estratégias de crescimento e solidificação da marca.

UNIFOR: Quais são as tendências e perspectivas futuras para essa profissão?

Cláudia Miranda: A tendência do marketing está se voltando para um profissional completo, com visão estratégica dos negócios e com conhecimentos do marketing digital para o gerenciamento das empresas.

UNIFOR: Surgiram novas áreas de atuação?

Cláudia Miranda: O marketing sempre atuou e atuará na área estratégica das empresas voltadas para o que se chama mix de marketing (produto, preço, praça e promoção). E com o avanço da tecnologia o marketing digital dá o suporte ao gerenciamento das empresas e aparecimento do marketing 4.0.

UNIFOR: No caso do curso, há novidades no currículo? Tem trabalho de conclusão de curso e estágios obrigatórios? Se sim, como funcionam esses estágios (mais detalhes)?

Cláudia Miranda: O currículo do curso de Marketing da Unifor  privilegia a aplicação prática da teoria estudada ao longo dos 2 anos de curso. Para a formação de um profissional analítico, crítico e  com visão sistêmica, nossas empresas do mercado cearense são convidadas a fazerem parte do aprendizado desse futuro profissional, no momento em que, discentes desenvolvem projetos para as empresas, gerando assim oportunidades e aumento da empregabilidade.