null Em clima de arte, cultura e lazer, Unifor tem programação especial para o mês de julho

Qui, 28 Junho 2018 15:10

Em clima de arte, cultura e lazer, Unifor tem programação especial para o mês de julho

As atividades são destinadas a alunos, colaboradores e visitantes de todas as idades.


O Campus Unifor oferece uma agradável área verde aos fins de semana (Foto: Ares Soares)
O Campus Unifor oferece uma agradável área verde aos fins de semana (Foto: Ares Soares)

Com a chegada das férias de julho, cresce a procura por atrações de entretenimento voltadas para todas as idades. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza preparou para esse período programação especial para alunos, colaboradores e o público em geral. As atrações permeiam as artes plásticas, o teatro, a fotografia, a literatura e a música, além de proporcionar momentos de lazer e de estímulo à atividade física.

Confira a seguir a programação e faça a sua agenda de lazer e diversão em julho no Campus Unifor.

 

 

270 obras retratam a história do Brasil

Com obras raras e imagens históricas do Brasil antigo com seus costumes e povos, a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” conta, por meio de artes plásticas, a história do Brasil, da monarquia às obras contemporâneas do século XXI.

A atividade é gratuita e está aberta ao público de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Unifor.

Mais informações: (85) 3477.3319 e 3477.3818.

 

 

Mostra fotográfica revela 45 anos da história da Unifor

Com entrada gratuita, a dica é visitar a mostra fotográfica "Um Sonho em Movimento”. A atividade conta, com riqueza de detalhes, a trajetória dos 45 anos da Unifor e constata, com imagens marcantes, que a Universidade mudou a região com um projeto ambicioso na educação cearense. A mostra conta com 54 fotos impressas, além de outras digitalizadas e vídeos que relatam a história que se inicia em 1973 e vai até os dias atuais.

A população pode visitar a mostra fotográfica de segunda a sexta, das 8h30 às 21h, e aos sábados, de 8h30 às 13h, no Hall da Biblioteca Central.

Mais informações: (85) 3477.3311.

 

 

Campus Unifor propicia momentos de lazer aos fins de semana

Aos amantes da natureza e do esporte, a Fundação Edson Queiroz disponibiliza em todos os finais de semana o Campus Unifor, com a universidade abrindo sua área verde para receber a todos com atividades como passeios ao ar livre, caminhada, ciclismo e piquenique. A Unifor convida todas as famílias e os amigos para aproveitar o clima agradável e a natureza exuberante presente no campus. Acontece, gratuitamente, aos sábados e domingos, das 8h às 17h. Os detalhes da programação são divulgados toda sexta-feira.

 

 

“A Cigarra e a Formiga” é a atração do Teatro Celina Queiroz

“A Cigarra e a Formiga” é o novo espetáculo teatral em cartaz no Teatro Celina Queiroz. Uma das fábulas clássicas ganha divertida versão pelo grupo Mirante de Teatro que trata da importância do trabalho em equipe e a subjetividade. Os espetáculos acontecem nos dias 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de julho, às 17h. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Mais informações: (85) 3477.3311.

Tarde com Arte conta histórias para a criançada

Para o público infantil, a Unifor preparou nova temporada para o projeto Tarde com Arte, que utiliza abordagem lúdica e envolvente com contação de histórias e muitas vivências em momentos que envolvem arte e criatividade.

As contações acontecem aos sábados, a partir das 16h, no Espaço Cultural Unifor. A entrada é gratuita.

Mais informações: (85) 3477.3311 

 

 

Festival Eleazar de Carvalho reúne vozes, acordes afinados e muito aprendizado

Uma das mais tradicionais atrações da Unifor neste período de férias, o XX Festival Eleazar de Carvalho enche mais uma vez o campus da universidade de música erudita para todos os gostos. O festival acontece com a apresentação de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas. A direção artística do festival fica a cargo de Sônia Muniz Carvalho, viúva do maestro Eleazar de Carvalho.

Professores, escolas e universidades de vários estados brasileiros e de outros países participam no evento, no qual têm a oportunidade de interagir com um corpo docente renomado no cenário artístico brasileiro e internacional, além da possibilidade de conviver e de trocar experiências com alunos vindos de diversas partes do mundo.

A atividade é gratuita e acontece de 8 a 22 de julho, no Teatro Celina Queiroz e na Praça Central da Universidade.

Mais informações: (85) 347.3311

Biblioteca Central tem acervo de 317 mil documentos, impressos e digitais

Na Unifor, você tem acesso a um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares do Estado e das regiões Norte e Nordeste. Instalada em área de 5 mil m², a Biblioteca Central da universidade possui 722 assentos para estudo individual ou em grupo. Seu sistema é informatizado e integrado com os demais sistemas da Universidade.

São mais de 95 mil títulos, totalizando mais de 317 mil documentos/obras nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, saúde, comunicação e gestão, sendo 21 mil livros digitais. O vasto acervo é composto por livros, teses, dissertações, anais, vídeos analógicos e digitais, além de periódicos, que subsidiam de forma completa a busca por informações para auxiliar na sua formação.

Aberta ao público os sábados de 8h30 às 12h30. O acesso é gratuito.

Mais informações: (85) 3477.3162

Coleção Rachel de Queiroz apresenta preciosidades da autora cearense

A Coleção Rachel de Queiroz, espaço que reúne grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense, está aberto ao público, no 1º piso da Biblioteca Central da Unifor. O valioso acervo é composto de aproximadamente 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, incluindo preciosidades, como primeiras edições, livros autografados por grandes nomes da literatura brasileira e exemplares de edição limitada.

Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, tornando-se também a primeira escritora a se destacar na literatura da década de 30, ao lado de Graciliano Ramos e José Lins do Rego. A autora cearense, natural de Quixadá, também foi uma das mais fecundas tradutoras do Brasil, traduzindo mais de 100 obras.

Funciona no 1º piso da Biblioteca Central, segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados, de 8h30 às 13h. O acesso é gratuito.

Mais informações: (85) 3477.3169

 

 

Biblioteca Acervos Especiais reúne mais de 8 mil volumes raros

Um grande acervo com cerca de 8 mil volumes, entre livros e coleções raras nacionais e internacionais sobre literatura, artes, história do Ceará, biografias e direito, entre outros temas, está à disposição na Biblioteca Acervos Especiais da Unifor. Você tem acesso gratuito a um acervo composto por livros raros doados à Universidade de Fortaleza por diversos colecionadores, além de outros adquiridos para compor as salas especiais.

A biblioteca tem como destaques as publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964, assim como o Arquivo da História do Ceará organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos e o acervo de Francisco Pati, escritor, advogado e conselheiro da Bienal Internacional de São Paulo.

O atendimento é de segunda a sexta, de 8 às 12h e de 14 às 18h, e aos sábados, sob agendamento.

Mais informações: (85) 3477.3823.

 

 

A natureza no meio da avenida Washington Soares

Inaugurado em abril deste ano, o Passeio Edson Queiroz, construído e mantido pela Fundação Edson Queiroz, leva o verde do campus da Unifor para o meio da avenida Washington Soares. O espaço é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta, além de oferecer praças com bancos e jardins planejados. O espaço é aberto ao público, todos os dias, no canteiro central da avenida Washington Soares, em frente à Reitoria da Unifor.