null Grupos de pesquisa estão com inscrições abertas para novos membros do Centro da Comunicação e Gestão

Qua, 25 Maio 2022 17:35

Iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa abre vagas para dez grupos em diferentes áreas

Interessados têm até dia 30 de maio para realizar inscrição (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de estimular pesquisas científicas entre os alunos da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), por meio do Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP), abriu inscrições para dez grupos de pesquisa no Centro de Ciências Comunicação e Gestão (CCG). Os estudos dos grupos são voltados para diversas áreas como, por exemplo, Administração, Cinema e Audiovisual, Sustentabilidade e Gestão. As inscrições seguem abertas até 30 de maio e podem ser feitas clicando aqui.

Os grupos de pesquisa são direcionados aos(as) alunos(as) que desejam ajudar na criação de soluções para problemas por meio da pesquisa acadêmica, aos(as) que queiram aprofundar seus conhecimentos nas áreas pesquisadas e, ainda, aos(as) que têm interesse em seguir carreira acadêmica. A inscrição é gratuita e, para realizá-la, basta estar matriculado em qualquer um dos cursos de graduação do CCG.

Conheça os Grupos de Pesquisa do Centro de Comunicação e Gestão

Grupo de Pesquisa sobre Imagem (GIP): Visa refletir teoricamente acerca das formas da imagem e busca investigar questões relacionadas às dimensões éticas, estéticas e políticas de produções artísticas nacionais e internacionais.

Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais: Estimula a troca de ideias e produção de conhecimentos em estudos organizacionais no âmbito da Unifor.

Grupo de Estudos Avançados e Aplicados em Estratégia (ESAE): Tem o objetivo de estudar os efeitos dos fatores intervenientes das estratégias nas performances de empresas, instituições e setores. A proposta é ir além da pesquisa teórica e difundir achados com a comunidade empresarial.

Grupo de Pesquisa em Governança Corporativa: Visa trabalhar na elaboração e publicação de artigos acadêmicos na área de governança corporativa.

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégia e Sustentabilidade (NESS): Atua na colaboração entre professores e estudantes no desenvolvimento de dissertações, teses e artigos voltados para assuntos de estratégia e sustentabilidade nas organizações.

Grupo de Pesquisa sobre Gestão, Sociedade e Stakeholders (GPGSS): Objetiva discutir potenciais temas de contribuição para boas práticas de gestão, políticas públicas e ações que visam condutas éticas e engajadas em questões sociais.

Bate-bola Acadêmico Grupo de Estudos (BBAGE): Objetiva o fomento da pesquisa social nas áreas de gestão e governança, internacionalização, evidenciação contábil e desempenho, assim como, diversidade e inclusão social em práticas desportivas.

Gestão para Competitividade: Por meio de produções intelectuais e inserções sociais, tem o objetivo de formar lideranças e prover inteligência adequada para decisões e estratégias voltadas à competitividade no âmbito de empresas, cidades e arranjos produtivos (clusters).

Grupo Observatório do Comportamento do Consumidor: Atua alinhando pesquisa acadêmica com pesquisa de mercado em áreas da gestão de consumidores como: identificação de perfis dos consumidores e acompanhamento do comportamento do consumidor.

Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem (MITHO): Grupo voltado para estudos transdisciplinares sobre o imaginário.

Incentivo à pesquisa

Tendo a pesquisa como um dos componentes do seu tripé de valores, a Universidade de Fortaleza busca cooperar de diversas maneiras para que o corpo acadêmico sinta-se estimulado a fazer parte dessa iniciativa.

Para a professora Milena Auip, coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do Centro de  Ciências da Comunicação e Gestão, os grupos de pesquisa são um diferencial na vida acadêmica e profissional dos discentes participantes. “Os grupos de pesquisa abrem as portas para novas oportunidades principalmente aos alunos da graduação. Ao participarem de grupos, os estudantes passam a exercer atividades de pesquisa que ajudam a melhorar o conhecimento nas áreas pesquisadas e, além disso, aumentam a bagagem curricular, dando a eles a certeza de que serão alunos com destaque para o mercado”, frisa Milena.

“É necessário incentivar e mostrar aos alunos que a pesquisa não é algo cansativo e chato, mas sim é um primeiro passo para inovar processos e formatos de gerenciamento de empresas. A pesquisa consegue trazer esse diferencial de modificação para dentro da gestão e comunicação”, completa Milena ao ressaltar a importância de fazer com que os estudantes tenham visão diferente sobre a pesquisa nas áreas de gestão e comunicação.

NIP/CCG - Profa. Milena Auip - Sala Q03
E-mail: milenaauip@unifor.br