null Empresa Aeris Energy visita Parque Tecnológico da Unifor

Sex, 4 Maio 2018 19:23

Empresa Aeris Energy visita Parque Tecnológico da Unifor

Reunião com representantes da Aeris Energy (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI) recebeu representantes da Aeris Energy, empresa instalada no Parque do Pecém e produtora de pás eólicas para geradores de energia, para uma visita  ao Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin) e ao Parque Tecnológico da Unifor (TEC-Unifor).

Na visita, foi apresentada toda a infraestrutura do TEC-Unifor, bem como foram apresentados projetos desenvolvidos no Lapin nas áreas de IoT (Internet das Coisas), Análise de Dados, Eficiência Energética e Aplicações da Indústria 4.0.

Além de conhecer a estrutura da Unifor, a visita permitiu discutir formas de aproximação da Universidade com a empresa, em especial, via o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.  “Buscamos a interação da universidade com a indústria, para agregar conhecimento em nossos processos e nos tornar mais eficientes”, comenta Lúcio Correia Oliveira, gerente de Tecnologia na Aeris.

Como o mercado da manufatura exige métodos modernos e automatizados, a Unifor pode ajudar substancialmente na criação de inovações a serem aplicadas nas empresas. Péricles Schmitz, gerente de Tecnologia de Informação e Comunicação na Aeris, comentou sobre as vantagens de uma possível colaboração com a Universidade: “a parceria com professores e doutores que estão sempre na vanguarda da inovação tecnológica, nos ajudará a dar um grande salto de eficiência e qualidade, aumentando a produtividade para que a gente consiga explorar melhor o mercado interno, mas também, buscar oportunidades no mercado externo”.

Sobre o Lapin

O Lapin possui equipe multidisciplinar com pesquisadores de áreas como Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica. Ele serve assim de espaço compartilhado para projetos em áreas diversas como otimização do transporte coletivo, melhoria da segurança viária, compartilhamento de veículos elétricos e bicicletas, veículos e economia de energia via o desenvolvimento de eletrodomésticos inteligentes. Nesses projetos, há interação com empresas do setor público, privado e terceiro setor. Prefeitura Municipal de Fortaleza, Enel, IVIA, Mob Telecom, Esmaltec e Cruz Vermelha são algumas das empresas que interagem com a equipe multidisciplinar do Lapin.