angle-left Pós-Unifor e “Um Vestido para Tutti” realizam 8ª edição do projeto Pequenos Líderes

Pós-Unifor e “Um Vestido para Tutti” realizam 8ª edição do projeto Pequenos Líderes

Campanha “Construindo Sonhos com Tutti”, ação realizada em 2018 que contou com a personalização de vestidos para serem doados às meninas do Malawi (Foto: Ares Soares)
Campanha “Construindo Sonhos com Tutti”, ação realizada em 2018 que contou com a personalização de vestidos para serem doados às meninas do Malawi (Foto: Ares Soares)

No próximo dia 17 de fevereiro, a Pós-graduação da Unifor, em parceria com o projeto da escritora Tânia Dourado, “Um Vestido para Tutti”, realiza a oitava edição do evento Pequenos Líderes. O projeto da Pós-Unifor visa aprimorar as habilidades essenciais para o desenvolvimento infantil, e que serão utilizadas na vida adulta.

O evento é marcado por uma série de atividades em uma manhã repleta de brincadeiras. “Nós começamos a identificar quais os valores são importantes para a Pós-Unifor, para os alunos e para a sociedade, que são os valores de uma liderança que transforma o mundo para melhor”, explica Lilia Sales, vice-reitora de Pós-Graduação.

Na manhã de domingo, a partir das 8h30, as crianças participarão da contação da história “Um Vestido para Tutti”. Em seguida, acontece uma roda de mediação para conversar e refletir sobre a história da Tutti que inclui, ainda, a preparação para as oficinas.

Às 9h30 acontece a oficina “Um mundo Tutti de bom para todos”, esta tem sua temática voltada para cooperação e transformação. Uma hora depois, é a vez da oficina “Qual o vestido que a Tutti precisa”, com a montagem de um grande quebra-cabeça.

As inscrições gratuitas podem ser confirmadas pelo link abaixo.

Sobre o livro Um vestido para Tutti

A narrativa conta a história de uma menina que vive em um contexto de fome e miséria, “quando dói muito a barriga, ela sonha em ganhar um vestido que fosse só dela, um vestido novo, que não seja um saco”, comenta a escritora sobre o sonho da personagem do livro. Em seu sonho, Tutti percebe-se como sujeito, e o vestido vem para agregar a sua singularidade em seu contexto social de miséria, pois mesmo sem ter um espelho para se contemplar com sua nova indumentária, ela se enxerga por meio de uma poça de água e se percebe bonita. A escritora contextualiza a busca pelo reconhecimento no olhar do outro, pois Tutti era invisível na comunidade, “você só existe pelo olhar do outro, você tem o sentimento de pertença quando o outro começa a te enxergar como sujeito”, acrescenta a escritora.

Programação

  • 8h30 – Contação de Histórias: livro Um Vestido para Tutti
  • 9h30 – Oficina Ação e Transformação
  • 10h30 – Oficina Qual o Vestido que a Tutti Precisa

Serviço

8ª edição do Pequenos Líderes
Data: 17 de fevereiro de 2019 (domingo)
Horário: a partir das 8h30

Local: Unifor – Pracinha entre os blocos C e E

Para facilitar o acesso ao evento a entrada pode ser feita pela Rua Valmir Pontes