Análise e Desenvolvimento de Sistemas Graduação Tecnológica | Universidade de Fortaleza

Jovens sentados à mesa manipulam notebook

Esse curso é para quem quer...

... a melhor formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Fortaleza; e desenvolver, analisar, projetar, especificar, implementar e atualizar sistemas computacionais de informação.

e planeja...

...estar apto a implementar soluções científicas, tecnológicas e contribuir para o desenvolvimento da área da computação e a sua aplicação no âmbito das organizações públicas e privadas da sociedade.

Período
Noite

Duração
2 anos e meio

Vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Profa. Rafaela Ponte Lisboa

  • E-mail de contato: ads@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3819
  • Endereço de contato: Bloco J - Sala 01

Por que cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unifor?

Ao final do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você será capaz de elaborar e gerenciar projetos cujas etapas compreendem definição, planejamento, execução, controle e finalização de projetos. Outra habilidade trabalhada é a de realizar projeto logístico e físico de sistemas de informação para empresas públicas e privadas de diferentes portes.

Com a formação adquirida na Unifor, o aluno terá competência para desenvolver soluções nas áreas de informática, tais como redes, suporte, engenharia de software, banco de dados, sistemas distribuídos, sistemas para web e elaboração de relatórios técnicos.

Durante o curso, você aprende ainda a mediar e gerenciar a relação entre os usuários de sistemas de informação e os desenvolvedores de aplicações, com o objetivo de dimensionar corretamente as necessidades do usuário. Da mesma forma, a realizar pesquisa tecnológica com vistas à produção de software de apoio e aplicativos, além de análise, modelagem, projeto e construção do produto.

O currículo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prevê sua capacitação para o trabalho com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na construção de sistemas. A formação permite a você se integrar ao processo de construção de sistemas de software que envolve ainda competências técnicas relacionadas a aplicação de princípios, técnicas e modelos de engenharia de software e especificar arquiteturas de aplicações preconizadas pela engenharia de software.

O aluno também é qualificado para avaliar requisitos do sistema, modelar processos de negócio para o desenvolvimento do projeto e identificar fatores de risco no desenvolvimento de software. Ele também será capaz de aplicar métricas de qualidade de projeto, desenvolver sistemas web para plataformas móveis e multiplataforma, projetar e integrar soluções computacionais e modelar sistemas de banco de dados.

Como competências complementares à formação, o profissional graduado na Unifor tem a habilidade de adotar processos de governança de TI, avaliar criticamente e selecionar ferramentas, metodologias e tecnologias utilizáveis na construção de sistemas, integrar recursos de tecnologia da informação aos negócios das organizações e liderar equipes de desenvolvimento de software.

Como profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas graduado pela Unifor, você poderá a atuar em funções de diversos setores da economia pública e privada, como:

- Analista de sistemas de informação;

- Analista de testes de software

- Desenvolvedor de software para dispositivos móveis e web;

- Integrador de soluções computacionais para dispositivos móveis e ambiente web;

- Empreendedor de soluções computacionais;

- Consultor da área de Tecnologia da Informação.

O aluno egresso da Unifor estará apto, também, a seguir a carreira acadêmica, no desenvolvimento de atividades de pesquisa e pós-graduação.

Como aluno da Unifor, você tem acesso a laboratórios superequipados e atualizados com hardware e software utilizados pelo mercado, além de estar em contato com o ciclo profissionalizante desde o primeiro semestre. Aproximadamente 1/3 da carga horária curricular é direcionada a práticas em laboratório.

O corpo docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é outro diferencial, tendo em vista que mais de 90% dos professores são mestres e doutores com vasta experiência de mercado.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Experiência de Primeira!

Experiência de Primeira

Faça uma tour pelo curso dos sonhos na Unifor. Conheça professores, desbrave o #CampusMaisLindo e vivencie a realidade de ser aluno(a) da Melhor!

Agende seu horário

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.

Coordenação

Não há resultados para sua busca.

Professores

Não há resultados para sua busca.

 

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui a matriz curricular fechada. O aluno deve cursar todas as disciplinas referentes ao semestre. O curso possui parcelas fixas durante todo o período, no valor de R$ 994,00* por mês.

*Valor referente ao ano de 2024. Desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. 

 

Estude na melhor do Norte e Nordeste