seg, 20 janeiro 2020 10:06
Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz: celebração ao mérito
A iniciativa funciona como um incentivo ao crescimento e um reconhecimento pelo desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade de Fortaleza.
Realizar sonhos através dos estudos e do conhecimento é uma missão da Universidade de Fortaleza. E a concretização desse sonho ficou mais próxima para cinco estudantes recém-formados que receberam a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz durante a cerimônia de Colação de Grau 2019.2. A iniciativa funciona como um incentivo ao crescimento e um reconhecimento pelo melhor desempenho acadêmico dos estudantes de cada Centro de Ciências da Unifor.
Os vencedores contemplados com a oportunidade de estudo gratuito foram: Elias Régis Candea Florêncio (Centro de Ciências da Saúde), Larissa Querem Tavares Mendonça (Centro de Ciências Jurídicas), Luan Matias Rocha (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão), Artur Gomes Barreto (Centro de Ciências Tecnológicas) e Yarlla Guerra Saldanha (Cursos Superiores de Tecnologia).
“A intenção da bolsa é reconhecer o valor que o aluno tem em se dedicar às atividades dentro da Universidade. E para consegui-la, vai além da boa nota. Normalmente, o aluno participou de projetos de monitoria, iniciação científica, ligas de extensão e atividades culturais. O engajamento abrangente durante a graduação é o maior diferencial”, destaca o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação.
Ele reforça que a iniciativa representa a celebração do mérito, qualidade e esforço acadêmico do estudante, combinado ao trabalho docente. “O ganhador é uma pessoa que representa a qualidade da Universidade como um todo”, afirma o vice-reitor de Ensino de Graduação.
Quais os critérios para receber a bolsa?
- Durante o curso, o aluno não pode ter uma ou mais reprovações nas disciplinas cursadas na Unifor;
- Não pode ter, em seu Histórico Escolar, créditos consignados (cursados em outra instituição) superior a 30% dos créditos exigidos para a conclusão do curso;
- Em caso de empate, são adotados os seguintes critérios em ordem de prioridade:
- Ter ingressado na Universidade de Fortaleza por vestibular;
- Ter ingressado na Universidade por vestibular, em data mais recente;
- Persistindo o empate será contemplado o concludente que tiver maior média aritmética nos dois últimos semestres.
Artur Barreto, vencedor da Bolsa Yolanda Queiroz pelo melhor desempenho acadêmico no Centro de Ciências Tecnológicas, relata a experiência. “Para mim, ganhar a bolsa de estudos foi um fechamento com chave de ouro para meu período na Unifor. Durante minha graduação, aproveitei ao máximo o que a Universidade de Fortaleza tinha a oferecer.”
Ele demonstra sentimento de gratidão. “Sou muito grato a essa instituição por me proporcionar tantas atividades extracurriculares. Sem dúvidas, toda a minha trajetória dentro da Universidade foi importante para minha formação como engenheiro e cidadão. Todos os frutos futuros que eu colher serão graças a essa trajetória que a Unifor me proporcionou.”
O concludente de Psicologia, Elias Régis Florêncio, comenta sobre a emoção e a surpresa ao receber a bolsa de estudos, e agradece a todos que fizeram parte de sua trajetória. “Receber a bolsa foi uma grande honra. Quando ouvi meu nome, foi uma emoção indescritível. Uma mistura de dever cumprido com gratidão a todos que fizeram parte dessa árdua caminhada, sejam esses meus familiares, meus colegas e meus professores”.
E ressalta que a bolsa foi um incentivo a mais para continuar na vida acadêmica. “Já imaginava que faria pós-graduação, pois tenho interesse em continuar minha formação. E pensava em fazer mestrado em uma das duas áreas que tenho maior interesse, que são: Psicanálise e Psicopatologia do Trabalho”.
Para o vencedor do CCG, Luan Matias Rocha, que concluiu Administração, o corpo docente qualificado e a grade curricular eficaz o ajudou muito na conquista da bolsa de estudos. “Agradeço ao corpo docente e às coordenações do Curso de Administração e do Centro de Comunicação e Gestão por montarem uma grade curricular tão completa, repleta de experiências que refletiam o propósito de equilibrar a academia com o mercado de trabalho, a fim de bem preparar o aluno para ser um gestor competente, técnico e ético”.
E completa que tem duas preferências em cursos. “Estou muito ansioso para enveredar nos caminhos da pós-graduação. Ainda estou decidindo entre Gestão Empresarial e Gestão de Serviços e Relacionamentos com Cliente”.
Larissa Querem Tavares, concludente do curso de Direito, conta que se esforçou para conseguir a Bolsa desde o início da graduação. “Eu soube sobre a existência da Bolsa Yolanda Queiroz no segundo semestre. Com isso, lutei ainda com mais afinco para consegui-la, pois meu sonho é ser docente da área jurídica. Uma bolsa dessas abriria a porta do Mestrado em Direito Constitucional, que é o meu sonho. Quando descobri que ganhei a bolsa eu quase desmaiei de felicidade. Para mim significa superação. Estou muito feliz e já vou começar a estudar para seleção do próximo mestrado acadêmico”.
Yarlla Guerra Saldanha, que se formou em Estética e Cosmética, relata como foi a sensação no momento da revelação da conquista. “Após tomar conhecimento sobre a Bolsa Yolanda Queiroz achei bem difícil de ganhar. Porém, um dia antes da colação de grau, recebi a notícia que eu tinha que sentar com minha madrinha na primeira fila para receber o mérito acadêmico e que a bolsa só iria ser revelada aos ganhadores no momento da colocação. Já fiquei muito feliz. Fiquei lá, esperando, estava bem nervosa. Quando falaram meu nome, fiquei sem acreditar. A sensação é única. Fiquei muita emocionada. Sou grata à Unifor. Sigo firme na decisão de fazer o Mestrado. Um dia irei ser professora da Universidade de Fortaleza”.