sex, 18 agosto 2023 18:37
22ª edição da Unifor Plástica celebra 50 anos de incentivo às artes visuais
Cerimônia de abertura contou com homenagem ao chanceler Airton Queiroz; prêmio que leva o nome do mecenas foi concedido ao artista Arrudas
A 22ª Unifor Plástica foi aberta nesta quinta-feira, 17, com a presença da comunidade acadêmica, amantes das artes e artistas participantes do salão. “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante” foi o título escolhido pela curadora, Denise Mattar, para nomear o conjunto de mais de 60 obras, de 31 artistas. Eles têm em comum a interconexão de temas, técnicas e referências; e o olhar para as questões estéticas e sociais do presente.
“Os 50 anos da Unifor Plástica nos 50 anos da Universidade de Fortaleza é a comprovação de que sempre tivemos o propósito de promover os artistas cearenses e levamos em nosso DNA uma forte tendência de trazer, para o campus e para o nosso estado, o melhor da arte brasileira”, destacou a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, em seu discurso de abertura.
Denise Mattar elogiou a alta qualidade da produção artística cearense, que impôs um desafio à curadoria em escolher artistas e obras. “Estou muito feliz de fazer a curadoria da 22ª edição da Unifor Plástica, nos 50 anos deste salão tão importante”, disse a curadora.
Antes da abertura dos espaços expositivos foi anunciado o artista agraciado com o Prêmio Chanceler Airton Queiroz. O nome escolhido pelo júri foi o jovem Arrudas, graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza, onde também foi mediador do Espaço Cultural Unifor. A premiação leva o nome do chanceler Airton Queiroz. “Na minha opinião, ele foi o maior incentivador das artes da história do Ceará”, avalia Lenise Rocha.
Formação
“A Unifor Plástica é uma exposição de alto nível, que retrata o que se está criando de melhor em arte contemporânea aqui do Ceará”, define o reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Pompeu. Ele destaca o caráter transformador da instituição e do Espaço Cultural Unifor, em particular.
“Ficamos muito felizes em lançar o Prêmio Chanceler Airton Queiroz. Foi gratificante saber da escolha, pelo júri, do trabalho do Arrudas. É um artista muito bom, com uma excelente evolução na sua produção. Temos certeza de que o prêmio vai contribuir para engrandecer, ainda mais, o trabalho que ele desenvolve”, conta o reitor.
(Foto: Ares Soares)
Na abertura, Arrudas não escondeu a emoção ao ser premiado. Ele ganhará passagens e ajuda de custo para conhecer a tradicional Bienal de Veneza. “Estou muito empolgado e feliz. Esta é uma das primeiras exposições grandes de que participo e é muito simbólico estar nesta casa, em que trabalhei como mediador e que visitei muitas vezes como aluno do campus. Fico feliz de estar numa mostra com um recorte muito bonito, feito pela curadora Denise Mattar”, explicou o artista.
Homenagem
A noite também foi de homenagem ao artista plástico José Guedes. Seus 50 anos de carreira artística coincidem com os cinquentenários da Universidade de Fortaleza e da Unifor Plástica. O tradicional salão é conhecido por seu olhar para produção contemporânea e, assim, o homenageado e a curadora optaram pela apresentação ao público de uma obra inédita.
É de Guedes a concorrida instalação imersiva, que leva o público a um cenário que transcende o real, visualmente infinito, ao som da Paixão de São Mateus, de Bach, executada pela Camerata da Unifor.
(Foto: Ares Soares)
“Essa homenagem é muito especial, por conta da minha relação com a universidade. É uma relação afetiva, em muitas etapas. Participei de muitas Unifor Plástica como convidado, artista selecionado, como júri. Além disso, foi no Espaço Cultural Unifor que expus em comemoração a outro marco da minha carreira, meus 25 anos de arte”, revelou José Guedes.
Patrocinada pelo Banco Safra, por meio das leis de incentivo à cultura, a 22ª Unifor Plástica está aberta ao público, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados e domingos, das 12h às 18h. A visitação é gratuita.
Unifor 50 anos
A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana.
Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. Atualmente, a Unifor é a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).
Serviço
22ª Unifor Plástica - 50 Anos
Visitação gratuita a partir do dia 18 de agosto
Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza)
Terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábados e domingos, das 12h às 18h