null Conselho Regional de Economia homenageia presidente do Banco Central com Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico

Solenidade faz parte dos 50 anos do curso de Economia da Unifor e dos 37 anos do IBEF Ceará e acontecerá dia 29 de maio no Teatro Celina Queiroz

A gestão do economista Roberto Campos Neto no Banco Central é focada no controle da inflação, defesa do poder de compra e organização e fiscalização do sistema financeiro nacional (Foto: Divulgação)

Com apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, o Conselho Regional de Economia da 8ª Região - Ceará (Corecon/CE) vai homenagear o presidente do Banco Central do Brasil, economista Roberto Campos Neto, com o Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico, por suas relevantes realizações à frente da autoridade monetária nas áreas de democratização e inclusão financeira, bem como no aumento da oferta e na diminuição da concentração e do custo do crédito no Brasil.

A homenagem, que também faz parte das comemorações de 50 anos do curso de Ciências Econômicas da Unifor e dos 37 anos do IBEF Ceará, acontecerá dia 29 de maio de 2023, a partir das 18h, no Teatro Celina Queiroz, e será aberto ao público, mediante inscrição no link www.corecon-ce.org.br/premio-inovacao. A edição 2023 do Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico conta ainda com o apoio institucional da BS Cash, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Corpvs Segurança, CERC e Sindecon/CE.

O prêmio é uma forma de incentivar pesquisas e estudos, nas esferas pública e privada, sobre questões econômicas importantes e de reconhecer os esforços e realizações dos economistas que buscam soluções para os desafios econômicos do mundo. Outorgado pelo Corecon/CE, o prêmio busca destacar a importância da economia como ciência acadêmica e profissional e contribuir, para aumentar a conscientização sobre a importância de se entender como ela afeta a vida cotidiana das pessoas, além de incentivar os jovens economistas a trocar experiências e explorar a complexidade de uma ciência que tem em sua base a matemática e a história humana.

Além do trabalho como presidente da autoridade monetária no controle da inflação, defesa do poder de compra, organização e fiscalização do sistema financeiro nacional, a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central vem sendo marcada por três importantes feitos, segundo o presidente do Corecon/CE, Igor Lucena:

“O primeiro foi a inserção de milhões de brasileiros no sistema financeiro nacional por meio de novas tecnologias como o pix e o open finance. O segundo foi a queda da concentração de crédito no Brasil, que vem diminuindo nos últimos quatro anos, por meio da presença maior de fintechs e cooperativas de crédito. Já o terceiro foi o aumento da oferta de crédito e a queda dos juros provocados pelo registro de recebíveis de cartão, que resolveu um problema crônico em nosso país de falta de capital de giro para milhões de micro, pequenas e médias empresas, cujos benefícios serão estendidos a todos os segmentos da economia com a regulamentação das duplicatas eletrônicas, fortalecendo os pilares de eficiência e solidez do Sistema Financeiro Nacional”, explica o presidente.

Segundo Igor Lucena, o economista Roberto Campos Neto não se limitou aos objetivos clássicos do Banco Central, “tendo optado por compreender com mais profundidade os problemas da sociedade brasileira e de aproximar de maneira efetiva o trabalho da autoridade monetária aos anseios de uma sociedade em profunda transformação”.

Entrega do Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico ao presidente do Banco Central, economista Roberto Campos Neto
Data: 29 de maio de 2023
Horário e local: 18h – Teatro Celina Queiroz (Unifor)
Aberto ao público, mediante inscrição no link www.corecon-ce.org.br/premio-inovacao