Fundação Edson Queiroz inaugura exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”

seg, 20 março 2023 14:32

Fundação Edson Queiroz inaugura exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”

A ocasião reuniu gestores da Fundação Edson Queiroz, além de vices-reitores, diretores, coordenadores, docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Unifor


Denise Mattar, Lenise Queiroz Rocha, professor Randal Pompeu e Tarsilinha do Amaral, na abertura da exposição, no Espaço Cultural Unifor (Foto: Ares Soares)
Denise Mattar, Lenise Queiroz Rocha, professor Randal Pompeu e Tarsilinha do Amaral, na abertura da exposição, no Espaço Cultural Unifor (Foto: Ares Soares)

A Fundação Edson Queiroz, inaugurou, no dia 16 de março, exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, no Espaço Cultural Unifor. A mostra reúne 150 obras com trabalhos de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lygia Clark, Adriana Varejão, além de nove artistas cearenses. Quem assina a curadoria da exposição é Denise Mattar, uma das mais respeitadas e premiadas curadoras brasileiras. A visitação é gratuita, acontece até dia 10 de dezembro deste ano.

Estiveram presentes gestores da Fundação Edson Queiroz, do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. Entre eles, a presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha; a vice-presidente da Fundação, Manoela Queiroz Bacelar; o reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu; além de vices-reitores, diretores, coordenadores, docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Unifor. Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, também compareceu, além de jornalistas, artistas e membros da sociedade cearense. 

Com patrocínio do Banco Santander e apoio da Nacional Gás, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, a exposição ocupa as três alas do pavimento superior do Espaço Cultural Unifor. A primeira é destinada às “Musas” e abriga obras de artistas homens que elegeram a mulher como tema; na segunda, intitulada “Autoras”, estão exibidas obras de artistas mulheres, já reconhecidas como autoras; além do espaço “Diálogos”, para debates, intervenções e ativações, no qual acontecerão atividades de interação entre cursos da Unifor e a exposição apresentada, bem como bate-papos da comunidade acadêmica e público externo com convidados.

+ Nova exposição da Fundação Edson Queiroz terá espaço para debates, intervenções e ativações

Depoimentos

Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz — ““Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos” retrata a evolução da participação feminina no mundo das artes por meio das peças da Coleção Fundação Edson Queiroz. São cerca de 150 obras que contam histórias e demarcam as muitas fases das artes plásticas no Brasil, com início no período colonial, estendendo-se até a contemporaneidade. Estamos dando início hoje às celebrações pelos 50 anos da Unifor, mas teremos um ano todo de comemorações com uma vasta programação. Ainda no campo das artes, realizaremos um Prêmio de Literatura, o Festival Eleazar de Carvalho e a Unifor Plástica, com homenagem especial ao meu irmão, Airton Queiroz, que foi chanceler da Universidade durante 35 anos. Ele era um apaixonado pelas artes e nos deixou esse legado que, na verdade, pertence a toda a sociedade cearense”. 

Denise Mattar, curadora da exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos” — “Fiquei muito feliz quando recebei mais esse convite da Fundação para realizar uma nova leitura da coleção, que é absolutamente excepcionalmente e conta muitas histórias. Já havia me chamado muita atenção a enorme presença feminina no acervo da Fundação Edson Queiroz. Há obras da Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lygia Clark até chegar nas contemporâneas: Adriana Varejão e Beatriz Milhazes. Além dessas artistas, também há, na exposição, as cearenses, um grupo maravilhoso”. 

Marcelo de Oliveira da Silva, Gestor Comercial do Santander Universidades — “A exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos” mostra o compromisso com causas sociais e a valorização do papel da mulher, por meio do trabalho impecável da curadora, Denise Mattar”. 

Confira imagens do evento abaixo. 

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chega aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 100 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana desses indivíduos. 

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional; a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Serviço

Exposição Elas — De Musas a Autoras, Unifor 50 anos
Curadoria: Denise Mattar
Local: Espaço Cultural Unifor
Exibição: até 10 de dezembro de 2023
Visitação gratuita: terças a sextas, 9h às 19h; sábados e domingos, 12h às 18h
Mais informações: espacocultural@unifor.br | (85) 3477.3319