null Prêmio Chanceler Airton Queiroz agracia o artista Arrudas com viagem para a Bienal de Veneza

Seg, 28 Agosto 2023 11:39

Nome de destaque em uma novíssima geração de artistas cearenses, Arrudas participa da 22ª Unifor Plástica com duas obras que abordam questões de gênero e relações familiares

Arrudas está expondo na 22ª Unifor Plástica duas obras que abordam a questão da sexualidade  (Foto: Ares Soares)
Arrudas está expondo na 22ª Unifor Plástica duas obras que abordam a questão da sexualidade (Foto: Ares Soares)

A 22ª Unifor Plástica é um marco na história de um dos mais tradicionais salões de arte contemporânea do País. Coincide com os 50 anos da mostra e com o jubileu de ouro da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. Nesta edição tão especial, uma novidade agitou o salão: a instituição do Prêmio Chanceler Airton Queiroz. A homenagem faz justiça ao legado do mecenas que trabalhou incansavelmente na promoção das artes no Ceará.

Em sua primeira edição, o prêmio foi entregue a Arrudas, por sua obra "Mater Dolorosa". A pintura a óleo sobre tela é um dos dois trabalhos do artista que foram selecionados pela curadora Denise Mattar para integrar a 22ª Unifor Plástica. Arrudas faz parte de uma nova geração de artistas cearenses que têm forte presença no salão. A premiação o levará à Itália, em 2024, para conferir a 60ª edição da Bienal de Veneza.

"Não é figura de linguagem dizer que foi um trabalho bastante difícil para o júri escolher um artista para receber o Prêmio Chanceler Airton Queiroz", conta a curadora Denise Mattar. A alta qualidade das obras presentes na Unifor Plástica exigiu muito da comissão, que escolheu um artista jovem, com uma obra em expansão, que tem muito a ganhar ao visitar uma das bienais de arte mais tradicionais do mundo.

"Potente" é a palavra que Denise Mattar escolhe para definir o trabalho de Arrudas. "Nas duas obras presentes na Unifor Plástica, ele aborda a questão da sexualidade de maneira muito intensa, com uma qualidade estética excepcional", avalia. "Ele nos traz uma questão muito pessoal e íntima, com uma qualidade de pintura incrível, e isso é feito por um artista tão jovem", detalha a curadora.

Arrudas recebeu o Prêmio Chanceler Airton Queiroz das mãos da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, na abertura da 22ª Unifor Plástica (Foto: Ares Soares)

Nascido em 1999, Arrudas é um artista plástico autodidata. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, encontrou no Espaço Cultural Unifor um lugar para se expressar. Ex-aluno da Unifor, ele atuou como mediador do espaço expositivo. "A Unifor Plástica é uma das primeiras grandes exposições das quais participo. Fiquei muito feliz em ser premiado. É muito simbólico para mim expor nessa casa, onde estive como mediador e por onde andei tantas vezes quando era aluno da universidade", expressa Arrudas, testemunhando o potencial formador do Espaço Cultural Unifor.

22ª Unifor Plástica

Uma das mostras de arte contemporânea mais relevantes do Brasil, a Unifor Plástica celebra 50 anos em 2023. Com a curadoria assinada por Denise Mattar, a 22ª Unifor Plástica tem o título "Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante". Mais de 60 obras de 31 artistas plásticos (cearenses, com ligações afetivas ao Ceará ou histórias cruzadas com a Universidade de Fortaleza) estão expostas para visitação gratuita no Espaço Cultural da Unifor.

A 22ª Unifor Plástica é patrocinada pelo Banco Safra, por meio das leis de incentivo à cultura.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana.

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. Atualmente, a Unifor é a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

22ª Unifor Plástica - 50 Anos
Em cartaz até 10 de dezembro de 2023
Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza)
Terça a sexta-feira, das 9h às 19h