Professor Sergio Forte elabora estudo sobre a internacionalização da Unifor

qui, 6 julho 2023 12:07

Professor Sergio Forte elabora estudo sobre a internacionalização da Unifor

Apresentada na Conferência Internacional de Pesquisa em Marketing - CIMaR 2023, a pesquisa analisou as fases do processo de internacionalização da Universidade de Fortaleza


Para o professor Sergio Forte o processo de internacionalização da Unifor tem se intensificado nos últimos 25 anos (Foto: Ares Soares)
Para o professor Sergio Forte o processo de internacionalização da Unifor tem se intensificado nos últimos 25 anos (Foto: Ares Soares)

Por ocasião do Consortium for International Marketing Research - CIMAR (Conferência Internacional de Pesquisa em Marketing), o professor Sergio Forte, docente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, apresentou, dia 20 de junho de 2023, no Auditório da Biblioteca da Unifor, um painel com o tema “Internationalization of  the Higher Education Institutions. A case study of the University of Fortaleza”

A programação fez parte do elenco dos eventos dos 50 anos da Unifor, que vem se internacionalizando nos últimos 25 anos. Utilizando o modelo de mudança estratégica de Pettigrew (1987) e Forte et al. (2016), a análise foi realizada sob quatro dimensões: Contexto externo e interno (Why?), Conteúdo (What?), Processo (How?) e Desempenho (and so what?). Nos estudos do professor Sérgio Forte, a internacionalização da Unifor pode ser dividida em cinco fases: 1987/2000 (first steps); 2001/2007 (walking fast); 2011/2019 (running)/ 2020/2022 (acceleration); e de 2023 em diante (starting to fly).

Internacionalização na Unifor 

Referente à mobilidade internacional, a Unifor conta, desde 2001, com a Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex). Por meio de acordos de cooperação acadêmica com mais de 140 instituições de ensino superior de destaque internacional, espalhadas por cerca de 30 países, a Unifor possibilita aos alunos uma experiência única de intercâmbio acadêmico. Além disso, a AAI conta com a parceria da Vice-Reitoria de Ensino (VRE) na mobilidade internacional e na seleção de disciplinas em inglês.

A internacionalização também está presente na área de pesquisa da Unifor. Em conjunto com a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), que coordena os editais e projetos de pesquisa e inovação, os programas de pós-graduação stricto sensu da instituição desenvolvem seus projetos com parceiros internacionais. 

Para fomentar ainda mais a área, está em desenvolvimento uma estrutura ligada à Reitoria para desenvolver ainda mais a internacionalização na Unifor, a ser coordenada pela professora Gina Pompeu

Os esforços da Unifor na área vêm sendo reconhecidos internacionalmente. Em 2022, a Universidade de Fortaleza foi considerada pela QS Latin America 2022 como a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) particular do Nordeste do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Também no ano passado, no ranking Times Higher Education (THE), a Unifor foi eleita a melhor instituição de ensino do Brasil, entre públicas e privadas, na área de Ciência da Computação; na categoria “citações em artigos científicos”, a instituição conquistou a 8ª colocação geral, entre todas as instituições de ensino, públicas e privadas, do Brasil e do mundo.

Números da Internacionalização da Unifor:

  • Alunos encaminhados para o exterior: 1959;
  • Alunos recebidos do exterior: 996;
  • Número de cursos de Double Degree: 5 (dois na Alemanha, um na França e dois em Portugal);
  • Acordos Internacionais com IES estrangeiras: 140 em 27 países);
  • Disciplinas em inglês: 22, sendo 14 na graduação e oito na pós-graduação stricto sensu.

* Dados referentes a dezembro de 2022

Internacionalização em foco

Para o professor Sérgio Forte, por ocasião do 1º e 2º Planejamento Estratégico da Unifor, por ele coordenados em 1986 e 1987, a internacionalização, assim como os programas de pós-graduação stricto sensu, foram temas de destaque para a Universidade. Na sua análise, a instituição iniciou e percorreu sua caminhada por 25 anos, tendo o professor Randal Pompeu encabeçando as iniciativas. Segundo ele, agora, como Reitor da Universidade, Randal Pompeu terá uma nova missão em conduzir a internacionalização da Unifor.

“De acordo com as três gerações de Internacionalização de Knight (2014) (Mobility Program; International Branch Campus and Education Hub), a Unifor está encerrando a segunda geração, entrando na terceira geração (Education Hub), visando focar na solução de problemas regionais por meio de pesquisa e inovação, e na expansão  da mobilidade internacional, por meio de IaH (Internationalization at Home), Ioc (Internationalization of Curricula) e Social Responsibility (Responsabilidade Social)”, explica.

Em setembro de 2023, por ocasião do Encontro de Pós-graduação em Administração, Contábeis e Turismo (Enanpad 2023), o professor Sérgio Forte coordenará um painel sobre Internacionalização das IES privadas no Brasil, tendo na mesa outras três IES por ele convidadas (FGV EAESP, UNISINOS e UP Mackenzie) Na ocasião, os quatros casos de internacionalização serão apresentados, incluindo a Universidade de Fortaleza.