Mestrados e Doutorados com seleções abertas

Mestrado Profissional em Ciências da Cidade

Última oportunidade para iniciar o Mestrado Profissional ainda em 2024. Curso é ideal para profissionais de Engenharia, Arquitetura e T.I. Prazo até 5 de agosto.

Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional

O programa tem conceito 6 na CAPES e configura-se como um dos melhores do país. Inscrições de 15 de julho de 2024 a 02 de agosto de 2024.

Mestrado profissional ou acadêmico? Entenda as principais diferenças

Mestrado profissional ou acadêmico? Entenda as principais diferenças

Ambos são uma modalidade de pós stricto sensu com cargas horárias semelhantes e que exigem proficiência em outra língua além do português, assim como a entrega de uma dissertação para certificar o estudante com o título de mestre.

SAIBA MAIS

Dúvidas Frequentes

A aprovação nas disciplinas ocorrerá mediante o alcance mínimo de nota 7,0 (sete) e frequência de 75% sob a carga-horária da disciplina (setenta e cinco por cento).

A reposição de módulo/disciplina é realizada por meio de requerimento próprio para matrícula como aluno especial, até 5 dias antes do início da mesma, desde que haja disponibilidade de vagas. O aluno pode fazer a solicitação pessoalmente, na secretaria da pós-graduação (Bloco B- Sala B08), ou através do requerimento disponível em seu Unifor Online:

Para realizar a solicitação, o aluno deverá seguir o seguinte caminho no Unifor Online:  “Serviços > Meus Pedidos > Secretaria da Pós-Graduação” e selecionar a opção 468 MATRÍCULA COMO ALUNO ESPECIAL, informando o nome do módulo,  período e em qual curso ocorrerá este módulo;

É de suma importância que o aluno não falte aos módulos/disciplinas do cronograma do curso, tendo em vista que o curso é modular e a oferta da disciplina é conforme o cronograma de turmas em realização e/ou a realizar. Destaca-se que a matrícula só poderá ser realizada se não constarem, em seu nome, débitos anteriores em qualquer curso desta Universidade.

Pode-se analisar o aproveitamento da disciplina cursada em outras instituições de ensino superior reconhecido pelo MEC, ou na própria UNIFOR, podendo o pedido ser deferido ou indeferido. Contudo é importante destacar que o limite para aproveitamento de estudo de disciplinas cursadas em outros cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, realizadas em outras IES, será até 03 (três) disciplinas do total exigido para o respectivo curso, sem dedução financeira, e somente para fins acadêmicos, no limite acima descrito.

O pedido de aproveitamento deverá ser solicitado antes do início da(s) disciplina(s), sendo o prazo de resposta da análise de 20 dias úteis.

Em casos que o aluno não poder comparecer as disciplinas de seu curso, ele poderá realizar o trancamento de disciplinas até 3 dias antes do início do módulo, podendo ser realizado de forma presencial ou atraves de requerimento online

Para realizar a solicitação, o aluno deverá seguir o seguinte caminho no Unifor Online:  “Serviços > Meus Pedidos > Secretaria da Pós-Graduação” e selecionar a opção 467-TRANCAMENTO DE DISCIPLINA., informando o nome e período do módulo

Após a conclusão do curso, o aluno poderá solicitar a emissão de seu certificado de forma presencial ou atraves de seu unifor online seguindo o referido passo a passo:

Para realizar, a solicitação, o aluno deverá seguir o seguinte caminho no Unifor Online:  “Serviços > Meus Pedidos > Secretaria da Pós-Graduação” e selecionar a opção 465 - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO PÓS-GRAD LATO SENSU, lembrando que o aluno deverá anexar seu RG. O prazo para a emissão é de 20 dias úteis.