null Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza homenageia os 50 anos da Unifor

Sex, 24 Março 2023 12:14

Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza homenageia os 50 anos da Unifor

Compareceram à homenagem o Reitor Randal Pompeu e os coordenadores dos cursos existentes desde a fundação da Universidade

Vereador e professor da Unifor, Danilo Lopes, entrega certificado em homenagem aos 50 anos da Unifor ao Reitor Randal Pompeu (Foto: Ares Soares)

Por meio de proposta do vereador Danilo Lopes, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) homenageou, nesta quarta-feira (22 de março), a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, pelos seus 50 anos de existência.

A solenidade teve início com o depoimento do vereador Danilo Lopes em que ele compartilhou com os presentes sua relação com a instituição. Na tribuna, ele contou que, 15 anos após a conclusão da primeira graduação – em Odontologia –, decidiu voltar à sala de aula para estudar Educação Física na Unifor, onde viveu uma sequência de conquistas, atuando também como professor do curso.

Danilo fez questão de salientar a importância da academia em sua vida, referindo-se à Unifor como uma fábrica de sonhos e reforçando sua identidade como docente. “Eu estou vereador, mas eu sou professor”.

Grandes conquistas

Como representante da Unifor, o Reitor Randal Pompeu trouxe à memória os tempos difíceis pelos quais passava o Ceará à época da fundação da Universidade. “Num período onde havia escassez de mão de obra qualificada, a Unifor veio preencher essa lacuna”.

O convidado de honra também fez menção aos mais de 110 mil profissionais formados pela Universidade ao longo desses 50 anos e apontou conquistas recentes da instituição, como ser considerada a melhor Universidade do Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Ao concluir o discurso, o reitor frisou: “Juntos construiremos os próximos 50 anos da Universidade de Fortaleza. Sempre ensinando e aprendendo”.

Homenagens

Dentre os cursos oferecidos pela Unifor atualmente, nove já existiam em 1973, quando a instituição de ensino foi fundada pelo industrial Edson Queiroz. Compartilhando a data de criação com a própria Universidade, esses cursos também fazem 50 anos em 2023 e, assim como a Unifor, foram lembrados na solenidade. Ao todo, dez certificados foram entregues aos coordenadores dos cursos homenageados:

• Unifor - Reitor Randal Pompeu
  • Administração - Professor Josimar Souza Costa
  • Ciências Contábeis - Professora Alexandra Alencar Siebra
  • Ciências Econômicas - Professor Allisson David de Oliveira Martins
  • Enfermagem - Professora Kiarelle Penaforte
  • Educação Física - Professora Diane Nocrato Esmeraldo Rebouças
  • Engenharia Civil - Professora Débora Carla Barboza de Sousa
  • Engenharia Elétrica - Professor Bruno Ricardo de Almeida
  • Engenharia Mecânica - Professora Julietty Barreto Maia de Moraes
  • Fisioterapia - Professor Rômulo de Sousa Porto

Os nove cursos que completam 50 anos em 2023 também foram homenageados (Foto: Ares Soares)

Após as homenagens, Jackson Sávio, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Unifor, exaltou a infraestrutura, a seleção de docentes e o ambiente acolhedor que os estudantes encontram na instituição. “Tenho 41 anos de Unifor. É motivador fazer parte de uma instituição em constante evolução”, ressaltou.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, contribuiu não só para a formação técnica, mas também humana de mais de 110 mil profissionais. Ao longo desse período, tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional.

Confira a galeria de fotos do evento