Lançamento da 30ª Corrida Unifor reúne corpo acadêmico e autoridades do setor desportivo

qua, 16 outubro 2024 18:00

30ª edição de uma das mais tradicionais corridas do Ceará acontece nos dias 7 e 8 de dezembro

Evento contou com a participação de gestores, professores, alunos, atletas, assessorias esportivas e autoridades do setor desportivo do Ceará (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançou oficialmente nesta quarta-feira, 16 de outubro, a 30ª edição da Corrida Unifor, que acontecerá nas modalidades 5km, 10km, kids e pessoas com deficiência (PCD) nos dias 7 e 8 de dezembro. O lançamento aconteceu no Complexo Desportivo da Unifor e contou com a participação de gestores, professores, alunos, atletas, assessorias esportivas e autoridades do setor desportivo do Ceará, entre elas o secretário estadual de Esportes, Rogério Pinheiro.

No lançamento, a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, professora Adriana Helena Moreira, destacou o ineditismo da Unifor ao lançar, 30 anos atrás, uma competição esportiva nas ruas de Fortaleza, contribuindo, assim, com o diálogo com a cidade e seus habitantes. “De lá para cá, a Corrida Unifor se consolidou como uma das mais importantes competições do calendário nacional, atraindo atletas de todo o Brasil, além de fazer parte, a partir de 2024, da programação da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)”, declarou.

A Corrida Unifor também abre espaço para a responsabilidade social ao realizar a competição de PCDs, que serve para estimular a participação de pessoas com deficiência e fortalecer entidades beneficentes que atuam nesta área, por meio de premiações. “A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, tem a responsabilidade social em seu DNA, sempre com o objetivo de estimular a transformação de realidade social adversa por meio da educação, esporte e qualificação profissional, entre outros projetos de extensão”, complementou a professora Adriana Helena Moreira.

Em seu pronunciamento, o secretário estadual de Esportes, Rogério Pinheiro, parabenizou a Unifor pela iniciativa e por mantê-la por 30 anos. “Como egresso do curso de Direito da Unifor, sinto-me honrado em voltar a esta casa para enaltecer a instituição pela realização de uma das mais tradicionais corridas do Ceará, e para parabenizar a todos os envolvidos pela sua organização”, declarou. Já a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, Andrea Benevides, destacou o papel da Unifor na formação de educadores físicos e de atletas de qualidade no Ceará: “ao estimular a prática esportiva com responsabilidade e competência, a Unifor cumpre relevante papel na sociedade cearense”.

À frente da Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Unifor, setor responsável pela organização da Corrida Unifor, o professor Ralciney Barbosa agradeceu o empenho de todos os colaboradores da Unifor que trabalham pelo sucesso da iniciativa e destacou o apoio das entidades públicas, empresas privadas e assessorias esportivas na organização do evento. “Sem o engajamento de todos esses setores, a Corrida Unifor não chegaria à 30ª edição com a representatividade regional e nacional que ela alcançou ao longo desse período”, concluiu.

30ª Corrida Unifor
Data: 7 e 8 de dezembro de 2024