Fundação Edson Queiroz é premiada pelo Ministério da Saúde

seg, 27 setembro 2021 18:34

Fundação Edson Queiroz é premiada pelo Ministério da Saúde

A premiação ocorreu na manhã desta segunda, 27, em Brasília. A Fundação foi reconhecida como instituição brasileira que promove a doação de órgãos e tecidos


Premiação contou com a participação da vice-presidente da Fundação. A homenagem é feita anualmente a uma instituição (pessoa jurídica) e a uma pessoa física (Foto: Myke Sena)
Premiação contou com a participação da vice-presidente da Fundação. A homenagem é feita anualmente a uma instituição (pessoa jurídica) e a uma pessoa física (Foto: Myke Sena)

A Fundação Edson Queiroz recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, em Brasília, o prêmio 'Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil', do Ministério da Saúde. A Fundação, à qual está vinculada a Universidade de Fortaleza, foi a instituição brasileira reconhecida por se destacar na promoção da doação e captação de órgãos e tecidos para transplantes em 2020.

“Ao longo desses 19 anos, a campanha Doe de Coração se fortaleceu, contribuiu para o aumento dos transplantes de órgãos ano após ano e, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, fez com que a chama da doação não se apagasse”, ressalta a vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, que esteve em Brasília para receber o prêmio.

Do Ceará, também esteve presente na solenidade o presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Huygens Garcia. "Esse prêmio do Ministério da Saúde à Fundação Edson Queiroz faz justiça à importância da campanha Doe de Coração, responsável pela sensibilização da população do Ceará a essa causa e, como consequência, aumento dos  transplantes e mais vidas salvas", afirma.

A premiação homenageia uma instituição (pessoa jurídica) e uma pessoa física a cada ano. Neste ano, a Fundação Edson Queiroz é a premiada na categoria pessoa jurídica. Foi indicada pela Central Estadual de Transplantes do Ceará (CET/CE) e selecionada pelo Ministério da Saúde para receber o prêmio. 


A vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, recebeu o troféu em Brasília (Foto: Myke Sena)

“Ao receber o prêmio ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos – 2021’, a Fundação Edson Queiroz faz questão de homenagear todos os profissionais de saúde deste país, que, de forma tão digna quanto profissional, têm contribuído para a preservação da vida de nossa população”, declara a vice-presidente.

Os candidatos à premiação são selecionados pelas Centrais Estaduais de Transplantes e pela Coordenação Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. A premiação é concedida ao primeiro lugar (pessoa física e jurídica) entre os selecionados pela Comissão Avaliadora. 

Como pessoa física, a premiada foi a enfermeira Jaqueline Foppa, que atua na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital da Vida de Dourados, em Mato Grosso do Sul.

Doe de Coração

O Movimento Doe de Coração já está em sua 19ª edição. A iniciativa tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará. E neste ano, a campanha homenageia profissionais de saúde que se destacaram na realização de transplantes de órgãos e tecidos em 2020. 

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Fundação Edson Queiroz homenageia os profissionais de saúde que se destacaram na realização de transplantes de órgãos e tecidos em 2020. A solenidade será transmitida a partir das 18 horas, nas redes sociais da Unifor e na TV Unifor.