null Fundação Edson Queiroz lança 20ª edição da Doe de Coração em 5 de setembro

Fundação Edson Queiroz lança 20ª edição da Doe de Coração em 5 de setembro

Campanha de estímulo de doação de órgãos e tecidos contará com atividades durante todo o mês de setembro.

O lançamento ocorrerá às 9h30, no Auditório da Biblioteca Central da Unifor (Foto: divulgação)

Setembro é o mês de estreitar os laços de solidariedade. Por isso, nada melhor do que participar da campanha Doe de Coração. Desde 2003, o Movimento Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância de ser doador de órgãos e tecidos. No próximo dia 5 de setembro, será dado início à 20ª edição da campanha. O lançamento ocorrerá às 9h30, no Auditório da Biblioteca Central da Unifor

Segundo a coordenadora da Doe de Coração 2022, professora e médica Elodie Hyppolito, a campanha torna-se ainda mais relevante nesse momento pós-pandemia. “O trabalho de doação tem que ser perene, especialmente depois da pandemia, que provocou uma queda no número de doações e transplantes”, relata.

Os números de doadores efetivos e de transplantes realizados em 2021 já apresentam um leve aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e transplantes de órgãos e tecidos no Ceará devido à Covid-19.

Segundo dados do IntegraSUS, portal de transparência da Saúde do Ceará, neste ano o estado obteve 133 doações efetivas e 937 transplantes até o mês de julho. Nos anos anteriores, foram registradas 97 e 83 doações efetivas em 2021 e 2020, respectivamente, no mesmo período. Quanto aos transplantes, foram 783 em 2021 e 434 em 2020.

Médica hepatologista e professora do curso de Medicina da Unifor, Elodie Hyppolito também integra equipe de transplantes de fígado no Estado. Ela reforça a importância da campanha de doação de órgãos e tecidos, capitaneada pela Fundação Edson Queiroz.

“É uma campanha muito exitosa. Na verdade, a Doe de Coração é uma das principais campanhas do Ceará. Ela é fundamental, um patrimônio não só da equipe de transplantes, mas do povo cearense”, afirma.

Lançamento oficial da campanha

O evento de lançamento da 20ª edição da Doe de Coração 2022 contará com a presença da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, a médica Eliana Régia Barbosa. Ela ministrará palestra sobre a situação dos transplantes no Ceará pós-pandemia de Covid-19.

Participarão representantes da Fundação Edson Queiroz/Unifor, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, da Central de Transplantes do Ceará e dos Serviços de Transplantes dos Hospitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ainda no encontro, a nova marca da campanha será apresentada aos convidados. Neste ano, o redesenho traz a assinatura do artista plástico, designer gráfico e ilustrador Mario Sanders. Nascido em Aquiraz, o cearense atua no segmento das artes desde 1980. Foi premiado no tradicional Salão de Abril e marcou presença em diferentes edições da Unifor Plástica.

Doe de coração, com amor e afeto

Há cinco anos, Sanders usa a técnica do bordado como sua ferramenta de trabalho. Ao receber o convite para redesenhar a marca Doe de Coração 2022, não teve dúvidas sobre o que faria. “Quando recebi o convite da Unifor, foi fantástico. Porque não é só uma marca, é o retrato simbólico do evento. Então, logo pensei no coração, na natureza, na vida”, diz.

Foram 15 dias de desenvolvimento da marca, desde a ideia do coração, ao desenho do bordado e apresentação da peça. Segundo Sanders, seu processo criativo passa pelo método tradicional. Em vez da luz embaixo do tecido e o uso da caneta para fazer os traços, ele prefere o uso do papel carbono para o desenho na tela.

“Primeiro, a ideia. Depois, o desenho no papel. Daí, eu escaneio, levo para o computador, imprimo no papel, passo para a tela sob o carbono e assim faço o bordado. O bordado vai além do desenho, ele tem uma textura quase 3D”, explica.

Os trabalhos de Mario Sanders têm a ver com os questionamentos do dia a dia, o amor, os relacionamentos. Para ele, trazer a natureza, com a presença das flores e do beija-flor sob o formato de coração, foi algo mais afetivo. “O jardim representa a questão de estar vivo, do sentimento e do tempo, mistura com a natureza e a sua beleza. Esta é a mensagem: doe de coração, com amor e afeto”.

Programação em setembro

Durante o mês, a Doe de Coração realizará um ciclo de palestras entre os dias 5 e 29, além de atividades em espaços públicos como Av. Beira-Mar e Parque Estadual do Cocó, nos dias 24 e 25, respectivamente. Haverá sorteio de camisas, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população.

No dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, haverá uma homenagem à Central Estadual de Transplantes do Ceará, pelos relevantes serviços prestados na divulgação e realização de transplantes de órgãos e tecidos no estado. Além de ter zerado a fila de transplante de córneas de maneira consecutiva nos últimos anos, o estado cearense tem se destacado nacionalmente na realização de transplantes de rim e fígado. A homenagem acontecerá no auditório do bloco H, a partir das 9h30min. Na oportunidade, será entregue placa comemorativa à coordenadora da Central, a médica Eliana Régia Barbosa.

Ainda como parte da programação, a Unifor terá atividades com a participação de profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.

Lançamento da Doe de Coração 2022
Data: 5 de setembro de 2022 (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor - Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz