seg, 2 setembro 2024 16:12
Fundação Edson Queiroz lança a campanha Doe de Coração 2024
Realizado nesta segunda-feira, o evento reuniu dezenas de pessoas, incluindo gestores da Fundação, professores e alunos da Unifor, transplantados e autoridades de saúde
Na manhã desta segunda-feira (2), a Fundação Edson Queiroz — mantenedora da Universidade de Fortaleza — lançou a 22ª edição da Doe de Coração, campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos no Ceará. Realizado no auditório da Biblioteca Central, o evento reuniu dezenas de pessoas, incluindo gestores da Fundação, professores e alunos da Unifor, transplantados e autoridades de saúde.
O grupo Coral Unifor fez a apresentação de abertura da cerimônia, ao som de “Doador”, música-tema da campanha, de Edinho Vilas Boas e Xico Torres. Logo em seguida, foi apresentado o vídeo oficial da Doe de Coração 2024. Após esse momento inicial, foi montada a mesa de abertura, composta por:
- Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz;
- Igor Queiroz Barroso, curador da Fundação Edson Queiroz;
- Randal Pompeu Martins, reitor da Unifor;
- Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS);
- Mônica Studart, coordenadora da Doe de Coração 2024;
- Ana Cristina Mendes, artista que assina a nova marca da campanha.
Lenise Queiroz foi a primeira a discursar. A presidente destacou o crescimento notável no número de transplantes no Ceará desde a criação da campanha, em 2003. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), esse aumento foi de 410%. Ela também ressaltou a importância da doação de tecidos e órgãos, que transforma milhares de vidas diariamente ao redor do mundo
“A doação não é apenas um ato de solidariedade, é um poderoso gesto de amor. Ao dizer "sim" para a doação, transformamos dor em esperança, abrindo a possibilidade de salvar até oito vidas. Quando uma família faz essa escolha, está doando um futuro a outra família que espera por um milagre. E por isso que hoje, mais do que nunca, reforçamos a necessidade de comunicar esse desejo de ser doador aos nossos entes queridos” — Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz
Em seguida, Igor Queiroz foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou a importância da campanha para sua vida e a de sua família, que foi transformada pela doação de órgãos. A professora do curso de Enfermagem, Mônica Studart, deu continuidade aos discursos. Como coordenadora da campanha Doe de Coração 2024, ela demonstrou entusiasmo e um profundo senso de responsabilidade social ao liderar a iniciativa.
“A campanha nasce com um propósito claro e essencial: mobilizar a força e o espírito de colaboração de todos nós – alunos, funcionários, profissionais, residentes, acadêmicos e membros da comunidade – para fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam situações desafiadoras à espera de um órgão. Em um momento em que a solidariedade e a empatia são mais importantes do que nunca, temos a oportunidade de contribuir na educação permanente à população” — Mônica Studart, coordenadora da Doe de Coração 2024
Ela acrescentou que o seu objetivo é simples, mas poderoso. “Queremos unir esforços para conseguirmos o máximo possível de famílias favoráveis a doação para que possam transformar vidas e proporcionar alívio para aqueles que enfrentam filas à espera de um transplante. Cada contribuição, por menor que pareça, é um ato de amor e um gesto de esperança para muitos”, declarou.
Por fim, Ana Cristina Mendes falou sobre o processo criativo por trás da identidade visual da Doe de Coração 2024, destacando como a arte pode ser um veículo poderoso para transmitir mensagens de solidariedade e esperança.
Ana Cristina Mendes, artista que artista que assina a nova marca da Doe de Coração, em discurso no lançamento da iniciativa (Foto: Ares Soares)
O coração que Cristina criou para a campanha deste ano tem um pedaço da obra “Mar-tecido” (2015), uma veste de 20 metros que alcançou distâncias, abarcou mundos e diluiu fronteiras para o longe de casa. A artista criou um coração vestido de mar para essa campanha, que propõe um desaguar, um extravasamento.
Após os discursos, foi apresentado o vídeo dos embaixadores da doação de órgãos e tecidos. Eles são transplantados, doadores, familiares de doadores e profissionais da comunicação e da saúde. Deram depoimento: Gaída Dias, Luiz Esteves, Magna Alves e Tais Lopes. A cerimônia encerrou com uma fala emocionante de Gaída Dias, mãe de uma doadora, que representou os embaixadores no evento.
Vale destacar que o lançamento da Doe de Coração 2024 também contou com a presença de alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor. A partir da campanha, eles vão realizar ações sociais em espaços públicos, hospitais e instituições parceiras, além de ampla divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Mostra Doe de Coração
O lançamento da campanha também marcou a abertura da mostra Doe de Coração, que está localizada no hall da Biblioteca Central e permanecerá em exibição até o dia 30 de setembro. Nela, estão expostos os trabalhos que já ilustraram a campanha, produzidos pelos os seguintes artistas:
- 2017 > Nacélio Grud
- 2018 > José Guedes
- 2019 > Totonho Laprovítera
- 2020 > Francisco Delalmeida
- 2021 > Sérgio Helle
- 2022 > Mário Sanders
- 2023 > Stênio Burgos
- 2024 > Ana Cristina Mendes
PROGRAMAÇÃO DOE DE CORAÇÃO 2024
2 de setembro
Horário: 9h30
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor
Programação:
- Apresentação do Coral da Unifor
- Abertura oficial da Doe de Coração 2024 pela presidente da Fundação Edson Queiroz, srª Lenise Queiroz Rocha
- Apresentação da identidade visual da Doe de Coração 2024, da artista plástica Ana Cristina Mendes
- Exibição do vídeo oficial da campanha
- Palestra da coordenadora da Doe de Coração 2024, professora Mônica Studart, do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Inovação em Enfermagem da Unifor
Participantes: curadores da Fundação Edson Queiroz, gestores, alunos e colaboradores da Unifor, membros das Ligas Acadêmicas da Unifor, transplantados, artistas plásticos que criaram a marca da campanha, representantes da área de saúde do Ceará, hospitais e instituições parceiras e o público em geral
4 de setembro
Horário: 9h às 12h
Local: Praça do Ferreira
Abertura oficial das ativações da campanha
- Ativação: prestação de serviços com a participação de docentes dos cursos de saúde e de membros das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor e distribuição de material impresso sobre transplante de órgãos e tecidos
9 a 27 de setembro
Horários: 9h às 12h e de 14h às 18h, de segunda a sexta (dias a definir)
Locais: Campus da Unifor e hospitais e instituições parceiras da Doe de Coração
Ativações no campus da Unifor, hospitais e empresas parceiras
- Sorteio da camisa oficial da campanha
- Máquina com almofada da marca da Doe de Coração 2024
Participantes: colaboradores da Unifor e alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor
29 de setembro
Horário: 8h às 12h
Locais: Parque do Cocó e Av. Beira-Mar
Encerramento oficial da campanha
- Ativação: prestação de serviços na área de saúde e distribuição de material sobre transplante de órgãos e tecidos em parceria com Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantado
Participantes: Transplantados, familiares, profissionais da saúde, professores e alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor