null ‘Pessoas que trabalham com transplante, trabalham com muito amor’

Seg, 6 Setembro 2021 08:00

‘Pessoas que trabalham com transplante, trabalham com muito amor’

Nutricionista e professora da Unifor, Ana Daltro declara seu amor pela profissão e envolvimento com a campanha Doe de Coração. Ela é uma das profissionais de saúde homenageadas

(Foto: Ares Soares)

Paulista, a nutricionista Ana Filomena Camacho Santos Daltro mudou-se para Fortaleza em 2001. Na época, seu marido, médico, recebeu um convite para assumir a direção de um hospital na capital cearense. Já funcionária pública federal, ela pediu licença para acompanhar o esposo nessa nova jornada. Ambos se apaixonaram por Fortaleza e aqui resolveram ficar.

“Já tinha uma experiência muito vasta em São Paulo. Me formei em 84, estou ‘na estrada’ faz tempo. No serviço público, eu tenho longa data. E desde quando comecei, trabalhei na área hospitalar”, diz a professora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Ela é uma das professoras homenageadas pelo Movimento Doe de Coração 2021, iniciativa da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Em sua 19ª edição, a campanha homenageia os profissionais de saúde que atuaram na área de transplantes de órgãos e tecidos em 2020.

“Eu me sinto emocionada. Foi realmente uma surpresa, e até mesmo porque existem outros profissionais nutricionistas que trabalham com transplantes em outras instituições também. Então, eu me sinto representando a categoria de nutricionistas que realmente se empenham em fazer o seu trabalho e dar o seu melhor. Senti-me muito feliz e grata, lisonjeada demais”, declara Ana Daltro, professora da Unifor desde 2015.

Com 37 anos de carreira e destes, 34 de servidora federal, professora Ana coleciona experiências exitosas que marcam sua trajetória na Nutrição, profissão à qual já estava predestinada. Ela nasceu em 31 de agosto, quando se comemora o Dia do Nutricionista. E exercer a atividade nas áreas hospitalar e acadêmica reflete sua vocação.

“Acho que todos os caminhos que você faz na vida, quando se está aberto ao que colocam na sua frente e você faz com amor, é você quem ganha. Quem ganha o presente somos nós, quando enxergamos desse jeito. Eu sou movida a trabalhar com amor pelo que eu faço. Eu acho que esse é o segredo para a gente trabalhar feliz”, fala.

Transplante, trabalho com amor

Com experiência em nutrição clínica hospitalar, a nutricionista Ana Daltro destaca a importância de dialogar na academia sobre a ética e a humanização no atendimento, a assistência nutricional dos pacientes transplantados.

“No Brasil, no nosso Estado, nós precisamos formar profissionais com esse olhar. A gente acaba sendo uma sementinha, plantando neles (alunos) esse ideal, essa vontade de querer cuidar do outro. Isso é importante. A Unifor tem esse olhar humanizado, ela se preocupa em formar profissionais, não só tecnicamente muito capacitados, mas também, principalmente, com esse olhar ético e humanizado”, ressalta.

Segundo a professora, a nutrição é fundamental na qualidade de vida do transplantado. E a elaboração de um plano terapêutico impacta positivamente na recuperação desse paciente. “A terapia nutricional tem um papel primordial em todas as etapas desse paciente, tanto para preparar para o transplante, quanto para o pós-operatório imediato, na assistência”, e complementa: “o transplante envolve uma rede de equipes transplantadoras fenomenal. Eu me sinto privilegiada porque eu acho que as pessoas que trabalham com transplante, trabalham com muito amor. Se entregam, se doam”.

Além da competência técnica e do envolvimento que essas equipes têm, ela acredita que nada acontece sem que caminhe junto à campanha de doação de órgãos.

“A campanha de doação de órgãos vem para conscientizar, para sensibilizar principalmente a população, apesar do cenário de dor e tristeza, e de morte, tentar enxergar a possibilidade da continuação da vida de uma outra pessoa que está na fila de transplantes. Então, eu acho que não adianta as equipes transplantadoras, não adianta nada desse amor e respeito, nada disso sem que haja realmente um doador. Se não há um doador, você realmente não consegue um transplante”, conclui.

27 de setembro

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, o Movimento Doe de Coração realizará a solenidade de homenagem aos profissionais de saúde que se destacaram no combate à Covid-19. O evento será transmitido, às 18 horas, nas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

A homenagem é um reconhecimento da Fundação Edson Queiroz e da Universidade de Fortaleza ao trabalho e à dedicação dos profissionais de saúde pela realização de transplantes, mesmo em tempos de pandemia de Covid-19. Uma comissão de professores do Centro de Ciências da Saúde da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados. Destaques nas áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Farmácia.

Sobre Ana Daltro

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (1984), Ana Daltro é Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), tem experiência em nutrição clínica hospitalar. Servidora pública federal, faz parte da equipe do Centro de Transplantes de Fígado do Ceará do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), desde março de 2003. Doutoranda em Biotecnologia com atividades de atenção à saúde (Renorbio), em Proteômica.