null Aula inaugural de curso da Pós-Unifor aborda o panorama do saneamento no Ceará

Aula inaugural de curso da Pós-Unifor aborda o panorama do saneamento no Ceará

Promovido pelo curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação do Saneamento Básico, evento acontece de forma online e vai especialistas para debater a temática


O momento é aberto ao público e marca o início do semestre da terceira turma do curso (Foto: Getty Images)
O momento é aberto ao público e marca o início do semestre da terceira turma do curso (Foto: Getty Images)

O curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação do Saneamento Básico da pós-graduação da Universidade de Fortaleza – da Fundação Edson Queiroz – promove no dia 15 de maio, de 19h às 21h, aula inaugural online (via Google Meet) que visa analisar o panorama do saneamento no estado do Ceará, destacando metas e planos em vigor. A ocasião, aberta ao público, contará com a presença de profissionais especializados no segmento. 

O momento será mediado pelo analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), Alceu Galvão, e conta com a participação do presidente e diretor da Ambiental Ceará, André Facó. O evento também contará com a presença do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral, Gustavo Weyne e de Neuri Freitas, presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). 

Segundo Suellen Galvão, coordenadora do curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação do Saneamento Básico, a temática do evento é de relevância para o corpo acadêmico, uma vez que aborda questões essenciais do segmento, tais como equidade, saúde pública e desenvolvimento sustentável.


"Além de ser de interesse para o público acadêmico, o tema do saneamento básico também desperta a atenção dos profissionais do mercado e da sociedade civil. Isso ocorre porque a universalização do saneamento básico é uma política de estado no Brasil. No contexto socioeconômico e climático do Ceará, enfrentamos desafios específicos que demandam soluções inovadoras e adaptadas”Suellen Galvão, coordenadora do curso de  Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação do Saneamento Básico

Sobre o curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação do Saneamento Básico 

A formação tem como objetivo geral capacitar os alunos para atuarem na gestão e regulação de serviços em saneamento básico. Para isso, os objetivos específicos abrangem a compreensão das diversas interfaces regulatórias do saneamento, o conhecimento dos aspectos jurídicos e legais relacionados ao setor, a capacidade de gerir os aspectos institucionais considerando aspectos econômicos e administrativos, e a habilidade de compreender e aplicar as normas e legislações vigentes.

Destinado a profissionais com formação superior em áreas como Administração, Contabilidade, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Direito, Economia e Gestão Pública, o curso proporciona uma sólida base para o desenvolvimento de competências necessárias para o mercado de trabalho no setor de saneamento básico.

Serviço 

Aula Inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Regulação do Saneamento Básico 
Data: 15 de maio de 2024
Horário: 19h às 21h
Local: Google Meet 

Mais informações: suellen.galvao@unifor.br ou (85) 3477-3174