null Conheça o MPTIE e se desenvolva na área de Enfermagem

Sex, 19 Novembro 2021 10:50

Conheça o MPTIE e se desenvolva na área de Enfermagem

Mestrado tem como objetivo capacitar enfermeiros para o exercício profissional avançado no sistema de saúde

A formação contribui para gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde pública e privada e capacitar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de Enfermagem (Ilustração: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, busca constantemente proporcionar oportunidades de conhecimento contínuo à sociedade. O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) é uma das opções disponibilizadas pela Unifor.
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o MPTIE tem como objetivo capacitar enfermeiros para o exercício profissional avançado no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar. Além de desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras atendendo às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional.

Karla Rolim, coordenadora do MPTIE, explica sobre a relevância do Mestrado na vida acadêmica e profissional dos estudantes. “A importância do MPTIE para os alunos (enfermeiros) está em contribuir com o desenvolvimento da prática transformadora em Enfermagem, em nível local e regional, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos profissionais e dos serviços, com reflexo em todos os processos de trabalho em saúde, subsidiando a realização de pesquisas aplicadas aos diversos campos de práticas e a possibilidade de incorporação do conhecimento gerado”, diz Karla Rolim.

A professora Karla Rolim, que coordena o MPTIE, destaca o desenvolvimento da prática transformadora em Enfermagem (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo a coordenadora, por meio dos conhecimentos obtidos, os mestrados são capazes de gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde pública e privada; capacitar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de Enfermagem no sistema de saúde local, regional e nacional; desenvolver pesquisas e tecnologias baseadas em evidências que contribua para transformação da prática hospitalar e atenção primária.

Mayara Mesquita, concludente do MPTIE em 2019, comenta que através do Mestrado conseguiu mais conhecimento para atuar com propriedade na sua área. “O MPTIE agregou mais do que eu buscava. Adquiri mais segurança e conhecimento para lecionar dentro da minha área de atuação e me permitiu uma maior visão de possibilidades de mudança no meu ambiente de trabalho através da pesquisa científica e da força da construção de inovações com minha equipe da assistência“, afirma Mayara Mesquita.

Além dela, Suzane Passos, egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, também revela como o MPTI contribui para o seu crescimento profissional. “O Mestrado, sem dúvidas, foi um divisor de águas na minha trajetória profissional, através dele, pude ter oportunidades únicas. Além de toda a excelente estrutura física e corpo docente incomparável, por meio das parcerias internacionais. Hoje, estou como coordenadora da Atenção Primária em Saúde do município de Acaraú/CE e, essa oportunidade, foi mediante a experiência e conhecimento adquiridos com o Mestrado”, diz Suzane Passos.

Turma 2022

Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/ Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foi lançada a seleção para a turma de 2022.1 do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Confira o Edital R Nº 52/2021.

Serão ofertadas 19 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias Para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária.
As inscrições podem ser feitas até 3 de dezembro de 2021, por meio do e-mail mpe@unifor.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 136,00 e deve ser pago na tesouraria da Unifor.

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, entrevista online, entre 10 a 17 de dezembro de 2021 e prova de títulos.
O resultado final do processo de seleção e a convocação para a matrícula serão divulgados no site www.unifor.br/mpe, a partir do dia 20 de dezembro de 2021.

Serviço:
Seleção 2022 para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
Edital R Nº 52/2021.
Inscrições até 3 de dezembro de 2021