Conheça trabalhos dos concludentes do MBA em Gestão Analítica com Business Intelligence (BI) e Big Data 

qua, 12 maio 2021 09:31

Conheça trabalhos dos concludentes do MBA em Gestão Analítica com Business Intelligence (BI) e Big Data 

“Análise de dados do perfil público dos governadores de todos os estados do Brasil em redes sociais” e “Modelagem de Indicadores de Qualidade de Candidatos a Cargos Eleitorais Utilizando Business Intelligence” são os temas abordados.


Os projetos da pós-graduação lançam o olhar para a aplicabilidade local com o impacto global (Foto: Getty Images)
Os projetos da pós-graduação lançam o olhar para a aplicabilidade local com o impacto global (Foto: Getty Images)

A pós-graduação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, valoriza a produção de conhecimento e considera fundamental manter o registro final do que se constrói numa especialização. Nesse cenário, ações, produtos e projetos de impacto são incentivados a serem produzidos. Na Escola de Tecnologia da Unifor, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, na temática de Big Data, apresentam grande relevância, pois ajudam a conhecer e a transformar uma realidade na qual a sociedade está inserida. 


 

Adriana de Oliveira Sousa Leite, coordenadora da Escola de Tecnologia, afirma que os projetos apresentados são frutos do que o Programa desenvolveu na formação dos estudantes, o olhar para a aplicabilidade local com o impacto global. “A avaliação é que, a Escola de Tecnologia conseguiu atingir seu papel na formação de pessoas, oferecendo uma alta capacidade técnica, aliado aos comportamentos e habilidades exigidas aos profissionais do século XXI, sendo líderes adaptados ao mundo VUCA — (iniciais em inglês) marcado pela Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.”, pontua a professora.

Para o coordenador do curso de Big Data, Marcus Miranda, a tecnologia tem apoiado as empresas na tomada de decisão e, com o aumento do volume de dados, nasceu o Big Data. Neste cenário o curso busca formar profissionais capazes de implementar soluções completas de Business Inteligence (BI). "Estão previstos em nosso curso aspectos ligados à gestão da empresa, como por exemplo Controladoria Gerencial até a implementação de ferramentas poderosas como Power BI, Tableut e Qlik. Ensinamos através de projetos práticos de BI, onde os alunos realizam o tratamento dos dados, utilizam Python (ferramenta de programação),para a análise exploratória, elaboram o ETL e disponibilizam Dashboards", ressalta Marcus Miranda.

Sobre os projetos 

Análise de dados do perfil público dos governadores de todos os estados do Brasil em redes sociais

Os concludentes do MBA em Big Data da Unifor, Francisco Iranildo da Silva, Mário Henrique Chaves Silva e Paulo César Machado Filho trabalharam com “Análise de dados do perfil público dos governadores de todos os estados do Brasil em redes sociais”. O estudo foi orientado pelo professor de Análise de Requisitos de BI e Big Data, Lenilson Pinheiro Valério.

O projeto teve como objetivo aplicar técnicas de mineração de dados textuais e análises neurolinguísticas para prover resultados quantitativos e qualitativos sobre os comentários dos perfis públicos de governadores do Brasil na rede social Twitter. As análises propostas visavam verificar a polaridade e sentimentos associados aos comentários publicados, elaborar um ranking de termos e palavras mais utilizadas, além de consolidar os resultados em um relatório que pudesse ser consultado publicamente por usuários comuns.

Um dos principais benefícios do estudo é permitir que os usuários comparem e acompanhem os perfis públicos dos governadores, possibilitando a aplicação de filtragens por partidos, regiões, unidades federativas, períodos específicos, e possibilitando também o uso dessas informações para fiscalização dos candidatos eleitos e formação de opiniões.

Mário Henrique Chaves, um dos autores do projeto, explica que o estudo é de relevância para a sociedade, pois proporciona mais informações sobre a política. “O estudo desenvolvido possibilita agregar uma grande quantidade de dados e traduzi-los em informações claras, que podem ser facilmente interpretadas pela população e auxiliá-las na formação de opinião. É importante ressaltar que a ferramenta traz resultados baseados em dados públicos e não pretende adotar nenhum viés.”, esclarece o concludente. 

Além disso, o orientador, professor Lenilson Pinheiro, reforça a importância do trabalho, explicando que todos os dados colocados são seguros. “A análise dos indicadores apoia na formação de opinião e tomada de decisão com grau elevado de segurança, pois todos os dados são resgatados de uma das principais plataformas de redes sociais, o Twitter.”, afirma Lenilson. 


Modelagem de Indicadores de Qualidade de Candidatos a Cargos Eleitorais Utilizando Business Intelligence


Tendo como principal objetivo desenvolver uma ferramenta de Business Intelligence, com base dados públicos eleitorais, o projeto “Modelagem de Indicadores de Qualidade de Candidatos a Cargos Eleitorais Utilizando Business Intelligence” foi desenvolvido pelos estudantes Bruno Gabai, Francisco Antônio da Silva Moura, Julyanne da Silva Nunes e Thiago Damasceno Faria Bluhm, e orientado pelo professor de Modelagem para tomada de decisão, Antônio Manoel Ribeiro de Almeida.

Segundo Thiago Damasceno, concludente de MBA em Gestão Analítica com BI e Big Data, o estudo possibilita maior facilidade no acesso à informação. “Essa viabilização acontece através da usabilidade na hora de buscar a informação, na confiabilidade dos dados que estão sendo expostos, pois as informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da acessibilidade através da internet com atualização automática a cada eleição”, explica o estudante.

Para o orientador da equipe, professor Manoel Ribeiro, o assunto abordado é de grande expressão. “O tema é de suma importância pois diz respeito ao direito de o cidadão ter acesso às informações públicas, no caso específico sobre eleições, e assim poder tomar decisão de voto, de forma mais embasada nos dados. Este conceito provê uma forma eficaz de cidadania e participação mais consciente no processo eleitoral. Espero que este projeto possa virar uma ferramenta de cidadania disponibilizada para todos os brasileiros.”, reforça Manoel Ribeiro. 

O trabalho permite extrair informações como: 

  • número de eleições que cada candidato participou
  • número de mandatos por candidato (histórico na carreira política)
  • distribuição de candidatos por características como raça, gênero, escolaridade ou ocupação
  • evolução patrimonial dos candidatos
  • percentual de candidatos que possuem pendências judiciais 
  • histórico das pendências judiciais pela natureza do processo como: direito penal, civil, administrativo.

Pós-Unifor

Liderar para transformar. Essa é a filosofia da Pós-Graduação Unifor. Com o propósito de impactar positivamente a sociedade por meio da proposição de soluções para problemas reais, a Unifor inspirou-se em grandes instituições de renome internacional, como a Universidade de Harvard, Universidade de Columbia (EUA), Wharton Business School (UPENN) e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para idealizar um novo conceito de ensino, orientado a formar líderes que transformam.

Aqui você é estimulado a entender o seu poder de transformação no mundo a partir da compreensão do seu papel como cidadão global. No processo de descoberta do seu potencial de liderança e impacto, a Pós-Unifor trabalha metodologicamente o Programa de Desenvolvimento de Líderes em todos os cursos de especialização/MBAs. 

Na Pós-Unifor, o aluno assimila que a liderança transformadora está não só em grandes projetos, mas também no dia a dia, quando gestos e ações mais simples, propagados, ganham força e inspiram pessoas.