Especialista da Caltech apresenta palestra sobre segmentação de células com uso de inteligência artificial
Especialista da Caltech apresenta palestra sobre segmentação de células com uso de inteligência artificial
Alexandre Cunha, pesquisador da California Institute of Technology (Caltech), abordará os avanços significativos na pesquisa biomédica por meio de métodos inovadores
No dia 28 de outubro, às 17h30, no auditório A1, o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, realizará a palestra “Segmentação de Células em Imagens Biológicas usando Deep Learning”. O evento contará com a participação de Alexandre Cunha, diretor do Centro de Análise de Imagens (CIMA) na California Institute of Technology (Caltech), em Los Angeles.
A iniciativa visa explorar a aplicação de ciências de dados e inteligência artificial na área da saúde, um campo em que o pesquisador é amplamente reconhecido. O trabalho mais recente de Alexandre Cunha foca na análise de imagens de células únicas, tanto na academia quanto na indústria, abordando aspectos como segmentação de imagens, registro, análise de formas e localização de códigos de barras em estudos de transcriptômica (a transcrição do código genético humano) e proteômica (distribuição, abundância, modificações, interações e funções de uma ou de um grupo de proteínas em uma célula ou organismo). Essa pesquisa abre novas possibilidades para inovações na área da saúde.
O evento é aberto ao público, embora o principal foco sejam os professores, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), além dos vinculados ao Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Unifor. Os participantes terão a oportunidade de interagir e fazer perguntas ao pesquisador após a apresentação, enriquecendo a discussão.
Sobre o programa de Pós-Graduação
O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) tem como um dos principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo. É por isso que o PPGIA atua na formação de mestres e doutores que possam contribuir com atividades de pesquisa de excelência, tanto no Brasil quanto no exterior, por meio de uma postura autônoma e espírito inovador. O Mestrado em Informática Aplicada tem 25 anos, tendo sido lançado em 1999; já o Doutorado possui 13 anos, lançado em 2011.
SERVIÇO
Palestra “Segmentação de Células em Imagens Biológicas usando Deep Learning”
Data: 28 de outubro de 2024
Horário: às 17h30
Local: Auditório A1
Mais informações: ppgia@unifor.br | 3477-3219