Estudantes da Pós-Unifor recebem certificados de conclusão de curso de alta formação realizado na Itália

ter, 12 março 2024 16:29

Estudantes da Pós-Unifor recebem certificados de conclusão de curso de alta formação realizado na Itália

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) tiveram a oportunidade de participar de palestras, aulas e visitar diferentes lugares relacionados à área jurídica


No PPGD, os estudantes podem atuar na promoção do conhecimento jurídico, político, econômico e social, e do desenvolvimento humano (Foto: Ares Soares)
No PPGD, os estudantes podem atuar na promoção do conhecimento jurídico, político, econômico e social, e do desenvolvimento humano (Foto: Ares Soares)

Onze estudantes do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, receberam certificados de conclusão do Curso de Alta Formação em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional dos Direitos Fundamentais, ministrado pela Universidade de Pisa, na Itália, em 2023. A formação incluiu palestras, aulas e visitas a pontos turísticos relacionados à área jurídica, com o objetivo de fomentar a pesquisa acadêmica e estimular o intercâmbio intercultural de conhecimento dos estudantes. 

O primeiro momento da entrega de certificados foi marcado por uma atmosfera descontraída, em que foram expostas fotos da viagem realizada pelos participantes em diferentes lugares tradicionais da Itália, ao som de músicas do cantor Renato Russo.

Durante o programa, os estudantes estiveram imersos em diferentes ambientes de aprendizado estimulantes. Para além disso, os acadêmicos se envolveram em discussões sobre como os juízes comuns protegem os direitos e sobre o acesso à justiça constitucional, além de analisarem casos específicos relacionados à memória, reconciliação e verdade.

Ao longo do curso, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com palestrantes renomados, participar de debates moderados por especialistas e explorar uma ampla gama de perspectivas e abordagens relacionadas à justiça constitucional e à proteção dos direitos fundamentais. Essa experiência proporcionou-lhes uma base sólida de conhecimento teórico e prático, preparando-os para enfrentar desafios complexos no campo do direito constitucional.

“Experiência ímpar”, essas são as palavras que descrevem a experiência de intercâmbio intercultural para Gina Pompeu, docente do PPGD e coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI). A profissional ressalta que a experiência é fascinante do ponto de vista acadêmico, uma vez que proporciona aos estudantes a oportunidade de aprender com profissionais que têm perspectivas diversas sobre o magistério. 


“Estar na Itália não apenas nos permitiu mergulhar na origem da cultura jurídica, mas também na cultura humanista, explorando museus e locais históricos fascinantes. Essa experiência é verdadeiramente única. Levar os alunos da Unifor para compartilhar esse momento, tanto como professora quanto como aluna, foi incrivelmente enriquecedor. Estive com eles o tempo todo, participando das aulas, explorando montanhas e praias. Foi uma experiência profundamente marcante e pessoal” - Gina Pompeu, coordenadora do NEI

Conexões globais: construindo redes internacionais

Para Luciana Barreira, doutoranda do PPGD, a vivência representou oportunidade de enriquecimento acadêmico e pessoal, permitindo a ampliação de horizontes e o intercâmbio de conhecimentos e culturas. “A experiência proporcionou a oportunidade de conhecer pessoalmente o professor Michele Carducci, da Università del Salento, na Itália. O professor ministrou aulas, compartilhou suas obras e publicações, estreitando os laços acadêmicos com os estudantes. Esse contato me deu a oportunidade de tê-lo como meu co-orientador em minha pesquisa de doutorado, ao lado da professora Gina, em que fiquei muito feliz”, explica a acadêmica 

Morgana de Moura, mestre em Direito e Tabeliã registradora do estado do Piauí, destaca que essa experiência representou uma oportunidade única para se envolver em diversos métodos de ensino, pesquisa e perspectivas acadêmicas."Foi uma experiência singular e muito especial. Sob a orientação da professora Gina Pompeu, embarcamos nessa viagem que nos permitiu assistir a diferentes palestras e conhecer novas pessoas. Além de expandirmos nossos conhecimentos na área constitucional, enriquecemos nossa experiência por meio da interação com colegas e da imersão na cultura italiana”, relembra a profissional.

José Gerardo Frota, advogado e mestre em Direito,  enfatiza que sua experiência no Curso de Alta Formação foi como "usar óculos", permitindo-lhe enxergar horizontes acadêmicos mais distantes e diversos com clareza. “Posso garantir que cursar uma especialização em uma das universidades mais antigas da Europa, fundada em 1343, teve um impacto profundo em minhas perspectivas jurídicas. Expandi meu entendimento, tanto a nível pessoal quanto profissional. A Itália é, sem dúvida, um dos meus destinos preferidos na Europa, devido à sua beleza e à riqueza da cultura italiana. Essa experiência de intercâmbio proporcionou um valioso intercâmbio jurídico, permitindo-me explorar diferentes abordagens e práticas legais ao redor do mundo”, finaliza José.