Evento promovido pela Pós-Unifor destaca ferramenta que simplifica a programação
Organizado pela Especialização em Engenharia de Dados, o momento vai explorar o aplicativo Apache Airflow
Para gestores de tecnologia, ao desenvolver partes de programas que servem para fazer diferentes sistemas trabalharem juntos e processarem informações, é necessário realizar um processo tradicional de transformação de dados, o sistema Extract, Transform, Load (em português, Extração, Transformação e Carregamento). No entanto, ainda são necessários diversos ajustes e vários colaboradores para realizar processamentos nesse tipo de sistema.
Nesse contexto, a Especialização em Engenharia de Dados da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – promove palestras voltadas para o público que trabalha ou tem interesse na área de tecnologia da informação, no dia 19 de setembro, sobre a ferramenta “Apache AirFlow”, que tem como proposta organizar tarefas que estão no código de programação script de forma monitorada, escalável e extensível.
O evento, que acontece na sala B41 da instituição, conta com dois momentos, o primeiro acontece das 19h às 20h com o tema “Conhecendo o Apache Airflow”. Já o segundo é considerado o momento “hands-on”, em que os alunos vão colocar os ensinamentos da palestra em prática e segue até às 22h.
A segunda palestra vai explorar o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para profissionais que desejam se tornar “hands-on” e acontece das 20h às 21h. As apresentações serão conduzidas pelo analista de sistemas Paulo Sobreira e pelo engenheiro de software Thiago Segato.
O que é Apache Airflow?
A ferramenta Apache Airflow é desenvolvida pela Apache Foundation e funciona como um programa de computador que utiliza a linguagem de programação Python para organizar determinada lista de tarefas e evidenciar quando cada uma delas deve ser feita. Tais tarefas podem ser envio de e-mails, backup de arquivos ou envio de imagens.
O objetivo da ferramenta é orquestrar “pipelines”, que, por sua vez, são processos que orientam o desenvolvimento de software por caminho de criação, testes e implantação de código. Desse modo, conduz tarefas agendadas por meio de arquivos python com instruções de sequenciamento definidas, chamados “DAGs”.
Mais sobre os palestrantes
Paulo Sobreira
(Foto: Arquivo pessoal)
Paulo Sobreira é analista de sistemas e especialista em integrar e aprimorar sistemas de gestão e fluxos de processos: ELT e ontegrações entre sistemas. Paulo busca utilizar tecnologias consolidadas na comunidade de desenvolvimento de softwares. Atua na Diretoria de Tecnologia (DTec) da Universidade de Fortaleza.
Thiago Segato
(Foto: Arquivo pessoal)
Thiago Segato é engenheiro de software, focado na melhoria de processos e soluções. Também atua com o desenvolvimento full stack, banco de dados e DevOps. Possui experiência com processos ETL e sistemas, além de também ter certificações Kafka, Quarks e Openshift. Atua na equipe de tecnologia da DTec.
Conheça os diferenciais da Especialização em Engenharia de Dados da Unifor
A formação é destinada a egressos de cursos das áreas de informática, como: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet. Tem como público-alvo também profissionais que atuam na área de Desenvolvimento de Software, bem como pessoas de outras áreas com aptidões em programação, como Estatística e Administração.
Nesse cenário, o objetivo geral do curso é preparar profissionais para projetar, implementar e gerenciar sistemas de processamento de Big Data e análise de dados em empresas de diferentes setores. Além disso, também fornece aos alunos as habilidades e competências, tanto técnicas como teóricas, para lidar com grandes volumes de dados e extrair insights desses números.
A grade curricular atualizada fornece aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos em processamento distribuído de dados, banco de dados NoSQL, processamento em tempo real, governança de dados e análise de dados. Em adição, qualifica os estudantes a utilizar ferramentas e tecnologias como Hadoop, Spark, Cassandra, MongoDB, Apache Kafka, Apache Storm e Apache Flink.
Serviço
Palestras sobre a ferramenta “Apache Airflow”
Data: 19 de setembro
Horário: 19h às 22h
Local: Sala B41
Inscreva-se aqui
Mais informações: marcus.miranda@unifor.br | (85) 3477-3174