null I Colóquio do LAEpCUS apresenta pesquisas sobre a psicanálise à luz do contemporâneo

Evento da Pós-graduação em Psicologia acontece no Auditório da Bilioteca (Foto: Ares Soares/Unifor)

O Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade, vinculado ao Progama de Pós-graduação em Psicologia da Unifor, promove o I Colóquio do LAEpCUS.

Abordando o tema “A psicanálise à luz do contemporâneo: novas figuras do sujeito, outros espaços de inserção", o evento acontecerá nos dias 19 e 20 de abril de 2018, e no Auditório da Biblioteca do campus da Unifor.

Para o debate, foram convidados os professores francês Jean-Luc Gaspard (Université Rennes 2) e Mirian Debieux Rosa (Universidade de São Paulo).

O Colóquio tem como objetivo expressar a diversidade de posicionamentos dos psicanalistas sobre os estados do laço social atual, seus efeitos para o sujeito, assim como a inquietante situação da práxis psicanalítica no século XXI. A proposta é abrir um espaço de discussão, onde se interrogue e se apresente as formas como cada um se posiciona a partir do seu exercício da psicanálise.

As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo. A entrada é gratuita e contará com certificação de participação.

Sobre o LAEPCUS

O Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade constitui um espaço de pesquisa, ensino e extensão que articula campos cruciais na consideração do sujeito, sua inscrição e constituição no laço social. Considera-se que esta delimitação implica várias vertentes que compõem os processos de subjetivação, entre outras, a política, a cultura e as respostas singulares do sujeito diante desses movimentos do coletivo. Os estudos do Laboratório tomam como referenciais teóricos principais a Psicanálise e a perspectiva Foucaultiana de apreensão do sujeito nas relações de saber e poder.

I Colóquio do LAEpCUS
Data: 19 e 20 de abril de 2018