null Inscrições abertas para MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor da Unifor

Qui, 2 Março 2023 15:00

Com início em maio, formação da Universidade de Fortaleza foca em gestão de empresas criadas para resolução de problemas sociais e ambientais

Curso da Pós-Unifor tem metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas, além de abordar temas como como insegurança alimentar, falta de acesso à educação e crise climática (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para o MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor. Com início em maio de 2023, as aulas acontecerão no formato EAD ao vivo (síncrono), possibilitando a participação de estudantes de todo o país.

O curso visa capacitar profissionais que atuam no terceiro setor, serviço público e também em organizações privadas a elaborar e gerir projetos sociais que contribuam para a sociedade com desenvolvimento político, econômico, social, ambiental e cultural.

O papel do empreendedor social

Francisco Vicente é docente da Pós-Unifor e diretor de investimentos da Yunus Negócios Sociais Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

Conforme explica Francisco Vicente, professor de Pós-Graduação da Unifor e diretor de investimentos da Yunus Negócios Sociais Brasil, um empreendimento social tem como missão resolver problemas enfrentados pela população. “A Universidade tem que ser esse espaço de busca por soluções reais de nossos problemas do dia-a-dia, e não algo apartado da sociedade”, afirma.

Essas empresas, assim como as tradicionais, faturam, pagam imposto, empregam pessoas, remuneram seu time e geram lucro, que deve ser reinvestido com o objetivo de maximizar o impacto das ações realizadas. O MBA pretende auxiliar empreendedores sociais a realizarem uma boa gestão desse tipo de negócio.

Para Delania Santos, mestre em Administração e docente da Pós-Unifor, o empreendedor social é um agente de transformação, que contribui para a resolução de problemas enfrentados pela sociedade.

“Ele [empreendedor social] propõe inovações capazes de melhorar a vida das pessoas na comunidade em que está inserido, e acredita que sempre há algo a ser feito, inovado, resolvido e compartilhado”Delania Santos, mestre em Administração e docente da Pós-Unifor

Nesse contexto, Delania ressalta também a importância das parcerias com firmas privadas (Segundo Setor) para o fortalecimento do empreendedorismo social. “Essas empresas podem oferecer mentorias e cursos para a comunidade local, fomentando o desenvolvimento de competências e a evolução profissional”, completa.

Aplicação prática

Egressa do MBA, Natália Martins é psicóloga e CEO do Giardino Buffet — negócio social que promove o empreendedorismo entre mulheres no bairro Bom Jardim, contribuindo para amenizar problemas públicos na comunidade. Ela conta que decidiu fazer o curso para implementar os aprendizados na rotina da instituição.

“Tudo que aprendemos no MBA sobre empreendedorismo social e negócios de impacto social foi colocado em prática no buffet. Os professores sempre pediam para levar exemplos da nossa organização para a sala. Não perdi a oportunidade e fui muito ajudada”Natália Martins, psicóloga, CEO do Giardino Buffet e egressa da Pós-Unifor

Entre os impactos gerados pelo curso lato sensu, Natália destaca a compreensão que obteve sobre como apresentar as instituições do terceiro setor ao mundo empresarial, viabilizando a negociação entre empresas privadas e organizações da sociedade civil (OSCs).

Criado pelo Movimento Saúde Mental, OSC que atua no bairro Bom Jardim, o buffet presta serviços profissionais desde 2021 para negócios e eventos familiares, proporcionando oportunidades de trabalho e geração de renda. O Giardino Buffet é impulsionado pela Somos Um, organização articuladora de negócios de impacto no Ceará.

Importância da gestão para o terceiro setor

Embora voltado para causas sociais, o terceiro setor também precisa de uma gestão eficaz, conforme explica Delania. Responsável por uma consultoria que atende o Itaú Social, a mentora relata que fornece assessoria técnica a OSCs previamente selecionadas pelo Programa Missão em Foco.

Segundo ela, a proposta do programa é disponibilizar recursos flexíveis e adequados às necessidades de cada OSC selecionada, além de oportunidades de formação e instrumentos de monitoramento e avaliação.

“Pude constatar, com essa experiência, o quão é importante a gestão para a sustentabilidade financeira dessas instituições”, afirma a mentora.

Reconhecimento da ONU

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Imagem: Divulgação)

A filosofia “Líderes que Transformam”, adotada pela Pós-Unifor, foi reconhecida pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) em 2019, conferindo credibilidade ao projeto. A proposta da Universidade de Fortaleza é utilizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como diretriz para o projeto final dos estudantes da pós-graduação.

Como resultado, a Unifor tem, cada vez mais, estimulado a elaboração de projetos de impacto social que contribuem para a construção de um futuro melhor. Além de preparar para o mercado profissionais capacitados e inseridos no contexto da responsabilidade social.

MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do Terceiro Setor
Período: Maio de 2023 a julho de 2024
Inscrições: Clique aqui
Carga horária: 360h/aulas