null Jornada internacional discute os direitos fundamentais e democracia de 27 a 29 de outubro

Evento acontece de forma virtual e terá a participação da Universidade de Fortaleza.

A RedeIDD promove projetos de pesquisas e realiza seminários anuais com painéis e Grupos de Trabalho (GT) nos quais são apresentados resultados de pesquisas em andamento, resultados de estudos ou publicações recentes. (Foto: Getty Images)

Com o objetivo de consolidar a internacionalização de grupos de pesquisa pelo compartilhamento de experiências e projetos sobre direitos fundamentais e de princípios democráticos, acontece de 27 a 29 de outubro, de forma virtual, a VIII Jornada da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia, formada por professores de programas de pós-graduação em Direito do Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

A sétima edição da jornada foi organizada ano passado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor/PPGD), já a deste ano está sendo organizada pelo Centro Universitário Autônomo UniBrasil, de Curitiba (PR), com a solenidade de abertura acontecendo a partir das 8h30min, desta quarta-feira.

A programação do evento está dividida em painéis e grupos de trabalho, abordando diversos temas, entre os quais “Direitos Fundamentais e Proteção de Grupos Vulneráveis”, “Direitos Políticos e Desafios da Democracia”, “Direitos Fundamentais e Novas Tecnologias”.

+ Confira a programação completa

O PPGD, da Unifor, será representada pelos professores Gina Pompeu, Natercia Sampaio Siqueira, Rafael Xerex Rosa Julia Pla Coelho e Victor Marcílio Pompeu. De 87 trabalhos aprovados de toda a America Latina, 25 foram de mestrandos e doutorandos do PPGD da Universidade de Fortaleza.

Desde a criação em 2014, a Red-IDD vem realizando encontros anuais e intercâmbios com a participação média de 40 professores de 12 Universidades. Essa experiência tem gerado também publicações em livros, artigos para revistas, conferências, entrevistas, além de coorientações e participação em Comissões examinadoras de dissertações de mestrado e de teses de doutorado.

A Red-IDD nasceu do ideal de aproximar universidades e pesquisadores para integrar experiências acadêmicas e publicar resultados de pesquisas sobre direitos fundamentais e democracia no contexto das Américas.

Membros da RedeIDD

• Universidad Catolica de Cuyo

Brasil

• Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul