Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada da Unifor conquistam nota 5 na Capes

qui, 20 junho 2024 18:47

Conceito é o maior entre os programas de pós-graduação na área de Ciência da Computação das universidades públicas e privadas do Ceará e das privadas do Norte e Nordeste

O programa atualmente conta com três linhas de pesquisa, entre elas: Ciências de Dados e Inteligência Artificial (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz - celebra uma importante conquista: a nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O  conceito é o maior entre os programas de pós-graduação na área de Ciência da Computação das universidades públicas e privadas do Ceará e das privadas do Norte e Nordeste.

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998, é orientada pela Diretoria de Avaliação/CAPES e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores para esta finalidade. A Capes avalia os programas com base em três categorias: estrutura (curricular, docentes, linhas de pesquisa e infraestrutura); formação e publicação científica; e impacto social das pesquisas. A avaliação tem como objetivo assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.

“A recente conquista da nota 5 atribuída pela agência CAPES vem chancelar nossa excelência acadêmica e científica. Este reconhecimento coloca nosso programa entre os melhores do Brasil, evidenciando a qualidade da estrutura do programa e do corpo docente, a relevância, o impacto das pesquisas realizadas e a excelência na formação de profissionais qualificados”, enfatiza a professora Vládia Pinheiro, coordenadora do PPGIA.

Com infraestrutura moderna e abordagem interdisciplinar, o Programa promove avanços significativos na ciência da computação, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará, da região Nordeste e do Brasil. A coordenadora do PPGIA reforça ainda que esta avaliação reforça o compromisso da Unifor com a qualidade, garantindo recursos adicionais e ampliando nossas colaborações nacionais e internacionais.

“A nota 5 é um testemunho do nosso esforço contínuo em promover uma formação acadêmica de ponta e pesquisas científicas na fronteira do conhecimento” - Vládia Pinheiro, coordenadora do PPGIA

Sobre o PPGIA

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Unifor tem como diferencial o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, atendendo a demandas do mercado e buscando o embasamento científico e tecnológico. O PPGIA contempla cursos de Mestrado e Doutorado em duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com a linha de pesquisa: “Computação Visual e Interação”; e Sistema de Informação, com as linhas "Ciência de Dados e Inteligência Artificial" e "Engenharia de Sistemas"

Os cursos são destinados para perfis profissionais que buscam pesquisar novas metodologias que permitam o desenvolvimento de sistemas de computação. Assim, tornando-se capaz de criar soluções de problemas atuais e vigentes da sociedade, incluindo órgãos governamentais, outras universidades e institutos de pesquisa.

Seleção

O PPGIA está com seleção aberta para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho, exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br, mediante preenchimento de formulário e pagamento da taxa de R$ 143.

A seleção contempla duas etapas. Os candidatos passarão pela análise de currículo e, posteriormente, entrevista individual, nos dias 15 e 16 de julho. O resultado será divulgado no dia 18 do mesmo mês e as aulas estão previstas para ter início no dia 5 de agosto.

Todas as informações estão disponíveis no Edital R. Nº 32/2024