null Mestrado Profissional em Administração oferta módulo internacional em parceria com a Universidade de Columbia

Ter, 28 Março 2023 14:23

A iniciativa visa proporcionar aos participantes maior conhecimento sobre o ambiente de negócios no exterior, além de promover a interação com executivos de empresas de classe mundial

Participantes da edição de 2022 do módulo internacional na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos (Foto: Arquivo pessoal)

O universo dos negócios é movido por um constante dinamismo, e exige que o profissional da área esteja atualizado com as demandas nacionais e internacionais, para que possa administrar situações e tomar decisões da melhor maneira possível. Pensando nisso, o Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, oferta, anualmente, o módulo internacional em parceria com a Universidade de Columbia, localizada em Nova York, nos Estados Unidos.

A iniciativa oferece aos alunos e egressos do MPA, assim como para discentes de outros cursos de pós-graduação da Unifor, uma semana de imersão em uma das Universidades mais renomadas no mundo, composta por aulas ministradas por professores da instituição e visitas a escritórios de empresas de classe mundial. Entre as disciplinas ofertadas estão “Governança Corporativa” (com foco em empresas familiares), “Marketing e Branding” e “Gestão de Operações e Qualidade”.

Em 2023, o módulo está previsto para o período de 7 a 11 de agosto, e contará com visitas à organizações atuantes nas seguintes atividades: consultoria, varejo, serviços e tecnologia da informação. Ao longo das edições, algumas das empresas visitadas pelos participantes foram: Google, Excel Sports Management, WeWork, Viacom, Columbia Lab, Nações Unidas, McKinsey & Co, entre outras.

“O contato com empresas atuantes em mercados globais e em setores diferenciados pode trazer novas perspectivas sobre os negócios, ajudando mesmo a compreendermos melhor oportunidades e obstáculos nos mercados internacionais, mas também no próprio mercado doméstico”, afirma o professor Afonso Lima, coordenador do MPA.

Por meio das atividades elaboradas, os participantes têm a oportunidade de conhecer a fundo questões fundamentais como crescimento, adaptação e reorganização estratégica em um ambiente de negócios global. Ademais, como as aulas e visitas são ministradas em inglês, o módulo disponibiliza serviços de interpretação em ambas ocasiões.

Objetivos

O módulo em parceria com a Universidade de Columbia visa proporcionar aos participantes maior conhecimento sobre o ambiente de negócios internacional, assim como apresentar novos desenvolvimentos em disciplinas relevantes da gestão enquanto resultado de pesquisas produzidas em um dos mais renomados centros acadêmicos no mundo. Promover a interação com executivos de empresas de classe mundial, ampliando a rede de relacionamentos, e despertar o engajamento para projetos inovadores e/ou de alcance internacional também estão entre os objetivos da iniciativa.

Quem pode participar?

O projeto foi desenhado como uma imersão em negócios internacionais para os alunos do MPA. Entretanto, ao longo dos anos, devido a uma crescente demanda, algumas vagas passaram a ser destinadas a alunos de outros cursos de pós-graduação da Unifor. Além disso, para um maior aproveitamento, é importante que o participante tenha pelo menos cinco anos de experiência em posições gerenciais e motivação para liderar iniciativas em suas respectivas organizações.

Do Ceará para o Mundo

Iniciativas como essa reforçam o processo de internacionalização da Universidade de Fortaleza, aproximando o corpo discente de outras realidades, seja no âmbito cultural ou profissional. Afonso Lima explica que esse processo se dá pelos vínculos estabelecidos com outras instituições estrangeiras, mas sobretudo pelas conexões entre pessoas.

“O módulo internacional é essencial para que possamos cultivar esses diferentes vínculos. Com as ligações que mantemos com instituições estrangeiras de ponta, abrimos uma ponte para uma formação diferenciada a lideranças organizacionais atuais e futuras. Com as parcerias internacionais em pesquisa, trazemos notoriedade e reputação à nossa instituição, o que por sua vez atrai empresas e outros atores para a realização de projetos de impacto, trazendo melhorias para nossa sociedade”, finaliza o docente.

Módulo Internacional MPA - Universidade de Columbia
Mais informações: mpa@unifor.br | (85) 3477-3166.
Coordenação: prof. Afonso Lima (afonsolima@unifor.br)