Mestrado Profissional em Ciências da Cidade: a pesquisa como ferramenta para a redução de desigualdades sociais

qua, 4 outubro 2023 18:41

A egressa Luciana Cavalcanti compartilha as experiências enquanto aluna da Pós-Unifor e a alegria de contribuir para um mundo mais equânime

Em sua dissertação, Luciana Cavalcanti apontou caminhos possíveis para a redução da desigualdade social por meio do cadastro imobiliário dos imóveis públicos (Foto: Getty Images)

Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – mantida pela Fundação Edson Queiroz –, Luciana Cavalcanti Marinho optou por atuar no ramo do direito imobiliário, especialidade que estuda os equipamentos urbanos e as relações de ocupação, posse e propriedade. Contudo, atuando no jurídico de uma construtora, lidando com a regularização de imóveis, surgiu o interesse em cursar o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC)

“Gosto do urbano, de estudar a vida nas cidades e seus impactos” declara Luciana. O curso foi vivido na época da pandemia, em 2020, tendo sua conclusão em 2022, mas ela ressalta: “depositei toda minha energia e criatividade em um estudo que, hoje, como profissional, vejo que só agregou”. Atualmente, Luciana é secretária da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), assessora da procuradoria da Assembléia Legislativa do Ceará (Alece) e professora universitária, além de advogada imobiliária.

O MPCC oferece duas linhas de pesquisa: Planejamento, Gestão e Relações Sociais da Cidade e Ciências e Tecnologias de Cidades. Dentre as disciplinas da grade curricular, “Cidade e representações sociais” foi a que mais a impactou, sendo o professor responsável, Leonardo Costa de Vasconcelos, convidado para participar da banca examinadora. “Por também ter formação em filosofia (pela Universidade Estadual do Ceará - UECE), adorei entender as questões, tendências e os impactos imobiliários”, afirma.

Luciana evidencia ainda outro momento marcante que viveu durante o curso, quando, durante a disciplina de “Cidades inteligentes”, ministrada pelo professor Daniel Valente de Macêdo, realizou um trabalho de campo no município de Paraipaba, contribuindo com ideias de sustentabilidade nos âmbitos de economia e educação.

“É muito gratificante para todo estudante ver os resultados da sua pesquisa aplicados na prática para a melhoria da vida do próximo no seu bairro, cidade, estado, país, mundo” - Luciana Cavalcanti Marinho, Mestre em Ciências da Cidade pela Unifor

Contribuição social

Em sua dissertação, cujo tema foi “O cadastro imobiliário dos imóveis públicos como ferramenta de redução das desigualdades sociais nas cidades”, Luciana sublinha que seus estudos “apontam caminhos possíveis para a redução da desigualdade social e promovem uma melhor qualidade de vida dos habitantes das cidades, viabilizando a democratização dos espaços públicos”.

A pesquisa, que contou com orientação da professora Sheila Cavalcanti Pitombeira, investigou o fato de o Poder Público não conseguir organizar seu patrimônio com um cadastro eficiente, dificultando o objetivo relacionado à cidade e às comunidades sustentáveis, com redesenho equitativo ao espaço urbano. Abordou ainda temas relacionados aos direitos coletivos, como o direito à cidade, a responsabilidade pela sustentabilidade e questões ambientais.

O interesse de Luciana pelo Mestrado em Ciências da Cidade surgiu a partir de sua atuação na área do direito imobiliário (Foto: Acervo pessoal)

Sua pesquisa também apresentou uma análise prática que identificou os ganhos,  avanços e desafios obtidos quando as informações e documentação sobre o patrimônio imobiliário do ente federativo estão centralizadas e regularizadas, salientando a importância de um cadastro imobiliário e de experiências de regularização imobiliária de interesse social público. “Quem tem menos cultura e acesso não registra, e isso traz para as cidades mais violência, vulnerabilidades e inseguranças”, destaca a advogada.

Interdisciplinaridade

O Mestrado Profissional de Ciências da Cidade tem como compromisso formar cidadãos que busquem tornar as cidades mais criativas e humanas a partir do desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. Para desenvolver uma visão crítica e interdisciplinar com cidades inteligentes, seguras e funcionais, novos pensamentos, como os de Luciana, são necessários em todas as áreas de atuação. No caso da advogada, suas experiências contagiaram uma amiga formada em arquitetura e que hoje também cursa a pós-graduação. “Levo essas ideias em todas as minhas oficinas, aulas, palestras”, realça.

Outro destaque da experiência de Luciana foi a interação com profissionais de outras áreas conversando entre si. “O mestrado, para mim, é muito mais que um título, que importa, claro, mas é um caminho dividido de troca e aprendizagem. Hoje, encaro com mais coragem e maturidade o mercado de trabalho", reforça a agora Mestre em Ciências da Cidade.