null Obra "Ensaios sobre a pandemia" é lançada por pesquisadores de Psicologia da Unifor

Seg, 3 Maio 2021 08:56

Organizada pelos professores do PPGP/Unifor Clerton Martins e Cynthia Melo, e pelo doutorando Welligton Barbosa Junior, a obra foi agraciada com edital da DPDI/Unifor e ganha publicação digital e impressa.

A obra, escrita durante a segunda metade de 2020, é fruto de pesquisas e reflexões realizadas sob a organização do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor

"Na pandemia provocada pelo Sars-CoV-2, ou coronavírus, diversas áreas de nossas vidas passaram por mudanças bruscas. Confinados, vivemos sob o excesso de trabalho a partir do home office, a convivência durante 24 horas diárias com a família, educação remota e outras práticas. Além disso, não havia como saber se estávamos sãos e salvos ou prestes a ser contaminados.

Momentos como esse, de intensa crise, trazem à tona o que há de mais íntimo em nós. Nossas vulnerabilidades e temores pessoais e sociais foram revelados, e passamos a conviver com o medo.

De fato, fomos testemunhas de muitas perdas, mas também encontramos formas de enfrentar essas adversidades. Fomos espectadores e participamos do surgimento de ondas de solidariedade e da recriação de maneiras de nos mantermos juntos, apesar da distância."

A sinopse do livro "Ensaios da pandemia: o isolamento social entre caos e recriação da vida" dá uma dimensão do cenário que iremos encontrar dentro do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza.

Agraciado com o Edital 01/2020 – Chamada para Projetos de P&D que visam o enfrentamento da COVID-19, lançado pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) no ano passado, o projeto "A COVID - 19 e o isolamento social - impactos sobre a saúde mental, o uso do tempo e a relação pessoa-ambiente no domicílio" se materializa agora na publicação de livro digital e impresso, pelo selo da Editora Appris.

Com organização dos professores do PPGP/Unifor José Clerton de Oliveira Martins, coordenador do Laboratório Otium – Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, e Cynthia de Freitas Melo, orientadora do Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde (LEPP-Saúde), e pelo egresso da Unifor Francisco Welligton de Sousa Barbosa Junior, pesquisador colaborador externo e doutorando da Universidade de Aveiro (Portugal), a obra apresenta estudos e reflexões sobre várias dimensões da nova realidade mundial em meio à pandemia.

Dividido em duas partes, na primeira enfatizam-se ideias sobre o “caos” que se instalou no cotidiano social; e na segunda, ideias sobre as resistências, enfrentamentos, ajustes e “recriações” frente ao caos que se apresentou.

Professora Cynthia Melo

A professora Cynthia Melo explica que o livro "é composto por ensaios que trazem importantes reflexões sobre essa nova normalidade vivida durante a pandemia, caracterizada por desafios, dificuldades e lutos, mas com sensibilidade também abre uma discussão sobre as novas recriações e possibilidades, que convocam auto-cuidado, coletividade e ressignificação de vida".

Segundo o professor Clerton Martins, "a pandemia e o seu consequente isolamento nos colocaram diante do desafio de que devemos entender o que é prioritário no existir. E isso envolve qual  tempo devemos priorizar, o que consumir, com quem é vital conviver e como, quais são nossas prioridades enquanto estivermos vivos, e o que significa verdadeiramente convocar na vida enquanto esta vida for o que significa viver".

Professor Clerton Martins

Características do livro

Título: Ensaios da pandemia: o isolamento social entre caos e recriação da vida
Autor (es):  José Clerton de Oliveira Martins, Cynthia de Freitas Melo e Francisco Welligton de Sousa Barbosa Junior (org.)
Editora/Selo: Appris
Comitê Cientifico: Multidisciplinaridade em saúde e humanidades
Complemento: Psicologia; Saúde Mental
ISBN: 978-65-250-0487-7
Edição: 1ª
Ano da edição: 2021
Número de páginas: 317
Compre aqui

Conheça mais

Quer saber mais? O 18º episódio do podcast Psicologia Polifônica contou com a participação dos professores Clerton Martins e Cynthia Melo, que dialogam sobre o que será abordado no livro e as várias situações decorrentes da pandemia que trouxeram inspiração para realizá-lo.

Para ouvir, é so apertar o play:

Além disso, no último dia 22 de abril, os professores foram convidados para uma Live dentro da programação de webinários realizados pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor. O tema do debate foi "Saúde mental e tempo livre na Covid-19: Entre o caos e a recriação de vida". A íntegra você confere no vídeo abaixo.