Por que fazer cursos de Aperfeiçoamento?

sex, 11 fevereiro 2022 09:07

Por que fazer cursos de Aperfeiçoamento?

Mais rápidos e com aplicabilidade prática imediata, os cursos de aperfeiçoamento são ideais para quem quer se manter sempre atualizado


Os cursos de Aperfeiçoamento são voltados para profissionais com experiência de mercado e algum tipo de expertise na área (Foto: Getty Images)
Os cursos de Aperfeiçoamento são voltados para profissionais com experiência de mercado e algum tipo de expertise na área (Foto: Getty Images)

Com tantas transformações acontecendo a todo momento, manter-se atualizado e apto a oferecer diferenciais em um mercado competitivo tem sido um desafio constante para profissionais de todas as áreas. Para esta questão, não há outra saída além de seguir estudando para desenvolver novos saberes e competências. Se o tempo para isso anda escasso, a solução pode estar nos cursos de menor duração, como os de Aperfeiçoamento oferecidos pela Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

Além de mais rápidos, eles são também direcionados para temáticas específicas e com aplicabilidade prática mais imediata no mercado. Assim como as especializações e MBA, eles também são ofertados pela Pós-Graduação, porém, possuem uma carga horária reduzida, com aproximadamente 180 horas de aula (6 meses), o que confere agilidade ao processo de aprendizagem do aluno/profissional. Apesar de não dar titulação como os demais cursos lato-sensu, eles podem gerar pontuação em alguns concursos públicos e possibilitam ao aluno um network de qualidade.
 
De acordo com a professora Suellen Galvão, coordenadora de curso da Pós-Graduação e Educação Continuada da Unifor, os cursos de Aperfeiçoamento são voltados para profissionais já graduados (ou pós-graduados), com experiência de mercado e algum tipo de expertise na área, mas que precisam se atualizar rapidamente em determinado tema com o objetivo de exercer uma função nova ou desenvolver um novo trabalho.

Professora Suellen Galvão, coordenadora de curso da Pós-Graduação e Educação Continuada da Unifor (Foto: Ares Soares)

Segundo ela, é exatamente esse o perfil do profissional que mais tem procurado os cursos de Aperfeiçoamento da Universidade de Fortaleza. “Muitos deles já têm uma pós-graduação e não querem empreender muito tempo em uma segunda pós mais longa e utilizam os cursos de Aperfeiçoamento como uma janela de oportunidade. Porém, há os que ainda não têm nenhuma pós-graduação, mas precisam adquirir rapidamente determinado conhecimento para aplicá-lo no ambiente de trabalho”, descreve a professora.

Como escolher o curso certo?

Definir as metas e objetivos individuais, identificar as lacunas de conhecimento e o tempo disponível para preenchê-las são os primeiros passos para saber o tipo de curso ideal para você. Conforme a professora Suellen Galvão, a escolha deve levar em consideração alguns pontos:

  • Avaliar a temática e a aplicabilidade para a sua vida profissional
  • Conferir a carga horária (deve ser no mínimo de 180 horas para ser considerado um Aperfeiçoamento, de acordo com o Ministério da Educação)
  • Conhecer o corpo docente que está sendo disponibilizado
  • Verificar as disciplinas ofertadas 
  • Estudar o cronograma para avaliar se terá disponibilidade para se dedicar às aulas

Você sabe a diferença entre curso de aperfeiçoamento, especialização/ MBA e educação continuada? Clica aqui que a gente te explica!