ter, 12 fevereiro 2019 15:01
Pós em Mobilidade Urbana recebeu professora portuguesa Rosário Macário

A Pós-graduação da Universidade de Fortaleza recebeu, entre os dias 4 e 10 de fevereiro, este mês a professora Rosário Macário, que foi consultora na Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades em vários estados brasileiros desde 2004. A professora Rosário ministrou o módulo de Gestão da Mobilidade Urbana, no curso de Especialização em Mobilidade Urbana da Unifor.
Segundo a coordenadora do curso, a professora Fernanda Rocha, a presença de Rosário na Pós “se trata de oportunizar aos estudantes o contato com questões de mobilidade em diferentes realidades e contextos, pensando os problemas da realidade local, além de propor soluções que sejam adequadas a nossa realidade, considerando aspectos técnicos, econômicos e sócio-cultural”.
Doutora em Sistemas de Transportes, Rosário explica que a mobilidade urbana está passando por inovações, pois “estamos vivendo momentos em que a tecnologia está acelerando muito e entrando em todos os mercados”. Para ela, este fato, associado a sistemas inteligentes estão trazendo novas soluções para mobilidade, mudando de forma quase radical nosso raciocínio de planejamento e a relação entre serviços e os usuários.
A professora portuguesa acrescenta que essas facilidades trazidas pela tecnologia resultam como “uma plataforma a mais”, que reúnem informações de todos os modos de transportes e serviços existentes, facilitando a atuação dos serviços e a interação com o usuário. “Os benefícios são muitos: o indivíduo pode comprar seu o bilhete da plataforma, ele tem a facilidade ao acesso de informações que mostrem como chegar do ponto A ao ponto B, além de reservar sua viagem e receber prêmios ou incentivos por utilizar estes serviços”.
Sobre o módulo Gestão da Mobilidade Urbana
O curso é dividido entre as palestras da professora Rosário e a resolução de problemas, por parte dos alunos, sobre mobilidade urbana. Suas palestras serviram para esclarecer, aos estudantes da área, maneiras de enxergar a cidade como um sistema com vários subsistemas. A doutora cita o exemplo do período em que foi consultora na Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades, “tínhamos a subdivisão entre as Secretarias, eram elas: a de Mobilidade Urbana, Saneamento e Urbanismo. Essas subdivisões me ajudaram a refletir a mobilidade como um sistema”, afirma Rosário.
A professora da Unifor e mestre em Engenharia de Transportes, Camila Bandeira, fala que a principal contribuição da professora Rosário para os alunos é no campo do ensino do planejamento estratégico e da organização de como a cidade tem que se posicionar enquanto organismo vivo, para que o profissional possa atuar de maneira eficaz.
Por fim, a professora de Portugal contextualiza e exemplifica as diretrizes desses sistemas de planejamento em que você tem três níveis de intervenção: o nível estratégico, assegurado pelo governo; o nível de planejamento, ou seja, o que vamos fazer para satisfazer o objetivo estratégico e o operacional, que põe em prática o que foi definido pelos outros dois. “Você tem uma política de diminuir os carros, mas ao mesmo tempo, você permite a construção de parques de estacionamentos na cidade com preços baratos, ou seja, qual o sinal que você está dando à população permitindo construção desses parques a um preço barato? No nível de planejamento, você diz que o indivíduo pode trazer o carro, já no nível estratégico, você diz que não quer carro”, pois a proposta de se estudar a mobilidade urbana é que devemos pensar a união desses três níveis para gerar um resultado positivo à cidade.
Sobre a professora
Professora Associada do Instituto Superior Técnico (IST) e da Faculty of Applied Economics da Universidade da Antuérpia, na Bélgica; pesquisadora em Transportes; Vice-Presidente do Institute for Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS); Coordenadora do CESUR - Center for Urban and Regional Systems. Consultora em Transportes, Inovação e Sistemas desde os anos 2000, é membro do Executive Board of Directors, do Centro para Excelência em Pesquisa “BRT- ALC Bus Rapid Transit – Across Latitudes and Cultures". No Brasil, foi consultora na Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades, em parceria com a Profa. Mestra Camila Bandeira, também professora da Pós em Mobilidade da Unifor, em vários estados brasileiros desde 2004. É ainda Editora Chefe do Elsevier journal “Case studies for Transport Policy”.