Pós-Graduação em Saúde Coletiva: promovendo saúde por meio de experiências inovadoras de formação

qui, 4 novembro 2021 11:27

Pós-Graduação em Saúde Coletiva: promovendo saúde por meio de experiências inovadoras de formação

O PPGSC da Unifor está alinhado com agendas de pesquisa que impactam na promoção da saúde das populações, aprimorando ainda a atuação de profissionais com a aplicação prática do conhecimento científico


Mirna Frota, coordenadora do PPGSC, afirma que a Saúde Coletiva é de fundamental importância para a sociedade. (Foto: Ares Soares)
Mirna Frota, coordenadora do PPGSC, afirma que a Saúde Coletiva é de fundamental importância para a sociedade. (Foto: Ares Soares)

A saúde virou pauta cada vez mais recorrente, principalmente por conta dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19. E encontrar uma boa formação para lidar com esses novos desafios tornou-se a busca de muitos profissionais do setor. Neste cenário, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, tem protagonizado novas oportunidades para quem deseja atuar na resolução de problemas sociais relevantes. 

O PPGSC contribui com a formação de docentes e pesquisadores na área que queiram articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar, com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico. De acordo com Mirna Frota, coordenadora do Programa, a Saúde Coletiva é de fundamental importância para a sociedade, pois direciona o modo de organização do processo de trabalho que enfatiza a promoção da saúde.

“E a promoção da saúde tem como objetivo planejar e executar ações voltadas à melhoria da saúde da população geral”, destaca. Ela ressalta ainda que, com a pandemia, o campo de atuação da área foi se ampliando, trazendo novas reflexões a respeito do desenvolvimento de ações sociais e iniciativas de apoio às populações mais vulneráveis.

Para José Reginaldo Pinto, enfermeiro e egresso do Mestrado e do Doutorado do PPGSC da Unifor, a pandemia veio reforçar que a ciência é o pilar que sustenta todo o sistema de saúde mundial. “Se não houvesse pesquisa, não existiriam vacinas. E numa situação pandêmica como a que vivemos, negá-la é destruir a humanidade massivamente. Cabe aos governantes e à população entender que é imprescindível investir em pesquisa. As instituições de fomento necessitam formar mais pesquisadores no país”, enfatiza.

Ensino e pesquisa

Com objetivo de promover melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde, a Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor traz oportunidade para os acadêmicos desenvolverem sua liderança e aprenderem a atuar em diversos contextos da saúde. Tudo para fortalecer o pensamento crítico e valorizar o potencial científico, filosófico, cultural e ético durante a formação.

E esse olhar direcionado para as problemáticas de saúde local, regional e nacional, incentiva a proposição de soluções em saúde de acordo com o contexto de cada região. O uso de metodologias não tradicionais no PPGSC garante que as pesquisas possam ultrapassar os muros da universidade e impactar a realidade de cada comunidade, o que amplia a oportunidade de sucesso profissional. “Uma maior chance de atuação no mercado de trabalho”, ressalta Mirna Frota.

Teoria e prática

Um outro fator destacado por José Reginaldo sobre as vantagens do PPGSC é que é possível conciliar o trabalho com o estudo, fazendo com que a interação ensino-serviço seja importante para implementar os conhecimentos adquiridos entre práxis e teoria. 

“Além do mais, permite ao aluno um crescimento ascendente em sua profissão porque oferece oportunidades de intercâmbio e cursos extracurriculares para aprimorar o nosso aprendizado. Também cabe destacar a excelência de um corpo docente qualificado que estimula o aluno à produção científica com projeção em pesquisa não só nacional, mas também a nível internacional”, elenca.

Exemplo disso foram as pesquisas que ele conseguiu publicar em periódicos internacionais, como as revistas A1 da Oxford. Tal fato o fez ser condecorado como aluno destaque da turma, recebendo o Mérito Acadêmico no Doutorado em Saúde Coletiva.

Conforme José Reginaldo, estudar na Unifor trouxe segurança e preparo para o mercado de trabalho, já que a qualificação apresenta vantagens em provas de títulos de seleções e concursos públicos. Para ele, a formação ajudou a abrir caminhos para novas oportunidades de emprego em diferentes áreas do conhecimento. “No meu caso, como sou profissional de carreira da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), a qualificação da Unifor facilitou minha ascensão funcional, permitindo uma melhoria salarial, demandada pela própria Sesa”, informa. 

Soma-se também ao aperfeiçoamento profissional do pós-graduando em Saúde Coletiva da Unifor o papel de quem consegue resolver problemas de abrangência social. “A fim de capacitar para a formação de recursos humanos, para compreender a diversidade sócio-sanitária, tecnologia e ética da saúde, aprimorar a atuação em diversos contextos e contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes através da aplicação prática do conhecimento produzido”, destaca a coordenadora Mirna.

Sobre o PPGSC

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa, visando a inovação e a tecnologia, e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. O PPGSC também visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, desenvolvendo pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

A ideia é que, ao longo do curso, os acadêmicos possam desenvolver o espírito de liderança e, assim, aprender a exercer o direcionamento de ações em diversos contextos de serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. A formação permitirá uma melhor tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, estimulando também o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço.

O Mestrado e o Doutorado em Saúde Coletiva estão com inscrições prorrogadas até 16 de novembro. Veja mais informações no edital e no aditivo de prorrogação. Os candidatos podem preencher aqui os formulários online de mestrado e doutorado. O envio dos documentos acontecem pelo e-mail secretariapgss@unifor.br.

Serviço

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)
Inscrições prorrogadas até 16 de novembro de 2021
Confira o edital aqui
Confira o edital de prorrogação aqui
Formulários de mestrado e doutorado para preenchimento
Envio das inscrições pelo e-mail secretariapgss@unifor.br 
Mais informações: (85) 3477.3229