ter, 26 agosto 2025 11:29
Pós-Unifor abre inscrições para o Curso Internacional sobre Saúde Global
Idealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) em parceria com o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor, a formação é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC (Mestrado e Doutorado), em parceria com o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), abre inscrições para o “The Global Health Course: solutions for a healthier future” (Curso de Saúde Global: soluções para um futuro mais saudável). Ministrada em inglês e nos formatos presencial e on-line, a formação visa oferecer perspectiva sobre os aspectos universais e globais da saúde e contará com exposições de especialistas internacionais e nacionais.
A formação é voltada para estudantes da Unifor matriculados nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, Ciências Médicas, Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Psicologia e Odontologia, bem como estudantes do último ano dos cursos da área da saúde; residentes em Medicina e estudantes de cursos da graduação na área de saúde de outras instituições públicas e privadas; profissionais graduados na área da saúde; bem como professores da graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde. Todos os alunos precisam ter pelo menos nível intermediário da língua inglesa.
Com carga horária de 47 horas/aula, o curso será realizado nos dias 6, 7, 27 e 28 de novembro. As aulas serão ministradas das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30, às quintas; e das 8h às 12h30 nas sextas-feiras. Para os alunos de pós-graduação da Unifor, a carga horária do curso equivale a três créditos opcionais. Estudantes de outras instituições, docentes e profissionais receberão certificado de conclusão.
Cada módulo contará com palestras ministradas por docentes nacionais ou internacionais, seguidas de momentos de perguntas e respostas, além de discussões interativas entre estudantes e palestrantes, baseadas em apresentações realizadas por alunos sobre o tema definido pelos docentes.
Todas as aulas serão ministradas via videoconferência. Os estudantes de Fortaleza devem assistir às aulas na Unifor, que serão facilitadas por docentes responsáveis por mediar as discussões entre os estudantes e palestrantes. Alunos de outras localidades poderão participar das aulas de forma remota.
Mais sobre o curso
O programa do curso de curta duração está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam um futuro mais justo e sustentável para todos e abrange diversas áreas, dentre elas saúde e bem-estar. No âmbito da saúde global, se faz necessário abordar ampla gama de questões, incluindo vacinação, prevenção de pandemias, saúde sexual e reprodutiva (SSR), cobertura em saúde, mudanças climáticas, equidade, acesso a medicamentos, dentre outras. Nesse sentido, a formação estará pautada em:
- Sensibilizar os estudantes para o conceito de Saúde Global;
- Discutir os principais problemas e questões que comprometem a Saúde Global;
- Conduzir os estudantes ao conhecimento das principais estratégias voltadas para a melhoria da saúde global, de forma equitativa, e para a proteção contra ameaças globais;
- Incentivar os alunos a elaborar e implementar pesquisas, bem como publicar resultados na área.
- A formação será dividida em módulos que vão abordar os seguintes temas:
- Saúde Global
- Atenção Primária à Saúde e comunidade
- Saúde Pública e crises humanitárias
- Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
- Doenças infecciosas
- Prevenção de pandemias globais
- Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR)
- Violência contra mulheres e adolescentes
- Políticas e tomada de decisão
- Economia da Saúde
- Programa Global de Tuberculose (TB)
> Clique aqui e acesse o programa detalhado do curso
Internacionalização na Unifor
A internacionalização está no centro das estratégias da Universidade de Fortaleza. Na Unifor, o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) é o setor responsável por coordenar as diversas iniciativas na área, focadas em ampliar a qualidade acadêmica, fortalecer a pesquisa científica e promover maior inserção da universidade no cenário global.
A oferta de cursos de capacitação em competências globais é uma das frentes de atuação do NEI, que é responsável ainda por oferecer apoio aos docentes e discentes da instituição em áreas como mobilidade acadêmica, colaboração científica internacional, programas de dupla titulação, dentre outras iniciativas.
> Saiba mais sobre o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI)