null Pós-Unifor: evento debate Abordagem Sistêmica Comunitária e tradições de cura dos povos originários

Pós-Unifor: evento debate Abordagem Sistêmica Comunitária e tradições de cura dos povos originários

Iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) vai contar com lançamento de livro de egresso e palestra ministrada por professor da Universidade de Wisconsin (EUA)


Sidney Greenfield, professor da Universidade de Wisconsin, e padre Rino Bovine, egresso do PPGSC (Foto: Movimento Saúde Mental)
Sidney Greenfield, professor da Universidade de Wisconsin, e padre Rino Bovine, egresso do PPGSC (Foto: Movimento Saúde Mental)

No dia 29 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai promover um momento de imersão e debate sobre Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) e tradições de cura dos povos originários. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no auditório do bloco H, às 17h30. 

A inicitva acontecerá em dois momentos, incluindo o lançamento do livro “Abordagem Sistêmica Comunitária: uma Socioterapia de Múltiplo Impacto”, de autoria do padre Rino Bovine, egresso do Doutorado em Saúde Coletiva pela Unifor e presidente do Movimento Saúde Mental

Na ocasião, ele vai abordar a ASC, uma tecnologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto que atua na prevenção e na transformação do sofrimento psíquico e existencial. A obra que será lançada é fruto tese de doutorado de Rino, que contou com a orientação da professora Aline Veras

Além disso, o evento vai contar com palestra "Tradições de cura dos povos Lakota e Pitaguary", que será ministrada por Sidney Greenfield, professor de antropologia da Universidade de Wisconsin (EUA). O momento vai explorar a temática de cura dos povos originários por meio de dois recortes, um dos Estados Unidos (Lakota) e outro do Brasil (Pitaguary). 

O momento converge com o lançamento do livro, um vez que a abra discute sobre antropologia médica, tradições de cura dos povos originários, etnopsiquiatria e a Síndrome da Colonialidade Internalizada.

Serviço

Abordagem Sistêmica Comunitária e tradições de cura dos povos originários - PPGSC
Data: 29 de fevereiro de 2024 (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Auditório do bloco H